body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Alckmin vê oportunidades para o agro brasileiro com tarifaço de Trump

Vice-presidente considera que, com guerra tarifária, produtos brasileiros ficarão mais atrativos no mercado internacional

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kebec Nogueira/Metrópoles @kebecfotografo
Geraldo Alckmin anunciou medidas visando a redução dos preços dos alimentos e zerar os tributos sobre vários alimentos importados - Metrópoles
1 de 1 Geraldo Alckmin anunciou medidas visando a redução dos preços dos alimentos e zerar os tributos sobre vários alimentos importados - Metrópoles - Foto: <p>Kebec Nogueira/Metrópoles<br /> @kebecfotografo</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDic), Geraldo Alckmin, fez uma série de declarações nesta terça-feira (6/5) sobre o tarifaço deflagrado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2 de abril deste ano. O ministro considera que o cenário criado pelas medidas abre oportunidades para produtos brasileiros, sobretudo os do agronegócio.

“Esse aumento tarifário vai beneficiar a agricultura (brasileira). Temos um agronegócio muito exportador, muito forte e muito competitivo. E nós precisamos estar atentos na indústria”, afirmou o ministro.

O presidente dos Estados Unidos taxou o Brasil em 10% no dia 2 de abril, mas também impôs taxas mais robustas a vários parceiros comerciais dos norte-americanos. O maior impacto foi sobre a China, o que levou a uma guerra tarifária com uma escalada das taxações, ultraando os 240% para alguns produtos.

Reação dos outros países favorece Brasil

Como os países parceiros dos Estados Unidos retaliaram, os produtos norte-americanos acabaram ficando com taxas superiores a 10%, ou seja, isto deixa a produção nacional em uma posição favorecida. Há analistas que acreditam que os produtos do agronegócio brasileiro, sobretudo a soja, ganhe mercado no mundo, inclusive na China.

“Precisamos ganhar mercado. Isso (tarifaço) vai acelerar, na minha visão, com o acordo Mercosul-União Europeia. São 27 países europeus”, afirmou o ministro.

Sobre a taxação dos EUA ao Brasil, Alckmin disse à imprensa que o Brasil não é um problema para os Estados Unidos.

“Os EUA têm um déficit na balança comercial com o mundo. Com o Brasil, têm superávit na balança comercial, de serviços perto de US$ 18 bilhões e de US$ 7 bilhões em bens, dados de 2024. Dos dez produtos que mais exportam, oito a tarifa é zero. Somos o terceiro comprador do aço siderúrgico americano”, frisou Alckmin.

Além da taxação de 10% imposta a todos os produtos brasileiros, os EUA já haviam afetado o Brasil com a imposição de uma taxa de 25% para o aço e o alumínio, produtos exportados do Brasil para os norte-americanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?