body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Alexandre Padilha revela prioridades como ministro da Saúde

Alexandre Padilha retorna ao Ministério da Saúde, pasta que comandou durante o governo de Dilma Rousseff (PT)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente Lula dá posse a Alexandre Padilha, como ministro da Saúde, e a Gleisi Hoffmann, como ministra de Relações Institucionais, em cerimônia no Palácio do Planalto Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula dá posse a Alexandre Padilha, como ministro da Saúde, e a Gleisi Hoffmann, como ministra de Relações Institucionais, em cerimônia no Palácio do Planalto Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Alexandre Padilha toma posse como ministro da Saúde nesta segunda-feira (10/3), em cerimônia no Palácio do Planalto. Durante o discurso de posse, o político apresentou quais serão as prioridades da gestão dele à frente da pasta, como ampliar o número de atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) e a vacinação contra a dengue.

“Nós vamos teimar, porque é desumano, a angustia e insônia de uma família inteira que aguarda para conseguir fazer uma biopsia , já que a prioridade do diagnóstico é decisiva para a chance de cura do câncer”, disse Padilha. “Assumo aqui o compromisso de trazer esse desafio histórico para o centro das nossas ações, de toda a equipe e órgão do Ministério da Saúde. Vamos entender, enfrentá-lo e vencê-lo. Essa será mais do que uma prioridade, será nossa agenda diária de trabalho e como serviço da saúde de urgência são 24 horas o dia de segunda a segunda buscando reduzir o tempo para quem espera um atendimento especializado no nosso país. ”

11 imagens
Alexandre Padilha toma posse como ministro da Saúde e deixa a SRI
Medico já chefiou a pasta no governo Dilma
1 de 11

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 11

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 11

Alexandre Padilha toma posse como ministro da Saúde e deixa a SRI

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 11

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 11

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
6 de 11

Medico já chefiou a pasta no governo Dilma

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
7 de 11

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
8 de 11

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cumprimenta o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 11

Alexandre Padilha

Danilo M. Yoshioka/ ESPECIAL PARA METROPOLES/ @danilomartinsyoshioka
10 de 11

Alexandre Padilha cumpre agenda em AP

Reprodução/Redes Sociais
11 de 11

Padilha fez elogios para Hugo Motta

Metrópoles

O ministro deixa a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que ará a ser ocupada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). Padilha assume o lugar de Nísia Trindade, um nome técnico que havia sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Reforma ministerial

  • Alexandre Padilha assume o Ministério da Saúde, posto que já ocupou no governo Dilma Rousseff (PT).
  • Padilha sai da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que será comandada por Gleisi Hoffmann (PT-PR).
  • Deputados e senadores esperam um diálogo mais forte com o Ministério da Saúde devido à experiência de Padilha no Congresso.
  • Ministério tem um dos maiores orçamentos e é responsável por 50% das emendas individuais parlamentares.

Alexandre Padilha reforçou a importância da vacinação contra doenças, inclusive aquelas já erradicadas, como a poliomielite. Ele agradeceu o trabalho realizado pelos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19, que contou com um esforço concentrado para imunização da população.

“Nós vamos impulsionar um amplo emprego nacional pela vacinação e defesa da vida, que consolidará o Brasil com o mais amplo e diverso programa público de vacinação do mundo. Queremos chamar de volta todos aqueles que se mobilizaram durante a Covid-19 para defender a vida das nossas crianças, dos idosos e famílias por meio da vacinação”, destacou o novo ministro da Saúde.

Padilha também pontuou a necessidade de reforma da tabela do SUS, de remuneração dos profissionais de saúde, uma forma de incentivar a entrada de novos trabalhadores no sistema público de saúde. “Queremos um novo modelo de remuneração, que sinaliza aos estados, aos municípios, às santas casas, aos serviços privados, que pagaremos mais e melhor para o atendimento especializado que aconteça no tempo correto.”

6 imagens
1 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
2 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
3 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
4 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
5 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
6 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Quem é Padilha?

Alexandre Rocha Santos Padilha, de 53 anos, é deputado federal eleito pelo PT de São Paulo. Na vida política, foi ministro das Relações Institucionais do segundo governo Lula e da Saúde durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT).

Médico infectologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Padilha possui PHD pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em São Paulo, Padilha chefiou a Secretaria Municipal de Saúde, durante a gestão de Fernando Haddad.

Dificuldades

No terceiro governo Lula, Padilha era responsável pela articulação do Palácio do Planalto com os demais Poderes, No entanto, o ministro tinha dificuldade em dialogar, em especial, com a Câmara dos Deputados, devido a atritos com o ex-presidente da Casa Legislativa Arthur Lira (PP-AL).

Na articulação com os parlamentares, deputados e senadores criticaram o trabalho realizado por Alexandre Padilha. Pontuando que havia dificuldades de fechar acordos com o governo Lula.

Agora à frente do Ministério da Saúde, a expectativa de alguns parlamentares é de que o diálogo com a pasta fique fortalecido. Uma vez que Padilha é um deputado eleito e possui experiência dentro do Congresso Nacional.

O Ministério da Saúde é uma das pastas com o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios. Por isso, há pressão por parte dos deputados e senadores para indicação parlamentares, uma vez que o ministério é responsável por 50% das emendas parlamentares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?