body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Baixa taxa dos EUA é resultado da política soberana, diz líder de Lula

Tarifaço promovido por Trump nos EUA deixou Brasil com menor taxa, e líder do governo Lula vê vitória do Planalto em semana decisiva

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
1 de 1 O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A tributação linear de 10% — o menor índice — sobre produtos do Brasil no tarifaço promovido pelos pelo presidente Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (2/4) se tornou um ganho político para o Planalto. Ao Metrópoles o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o número é resultado de uma “política soberana” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Isso é o resultado de uma política soberana e ativa que o nosso governo faz perante aquelas nações que mais relações e negócios comerciais têm com o Brasil. Não era necessária esse tarifaço, ainda que o Brasil tenha sido um dos melhores índices da decisão do governo americano, mas nós vamos continuar agindo para preservar cada vez mais os interesses do Brasil”, afirmou Guimarães.

A notícia municiou o governo Lula na disputa contra a oposição. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticaram o Planalto, alegando que uma adição às tarifas dos produtos brasileiros jamais ocorreu durante o governo ado. A lista de Trump, porém, castigou mais importações dos EUA oriundas da União Europeia e da China, por exemplo.

Em meio à expectativa do tarifaço dos EUA, o governo articulou com o agronegócio a aprovação do Projeto da Reciprocidade. A proposta dá e legal a eventuais retaliações do Brasil em guerras comerciais, e protege o agro brasileiro contra o chamado “protecionismo verde” da Europa.

A oposição estava em obstrução na Câmara, como protesto em nome da votação do projeto de anistia ao 8 de Janeiro. Os bolsonaristas, porém, ficaram isolados, diante do apoio do Centrão à proposta. Como mostrou o portal, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a tentativa de travar a pauta no plenário não prosperaria.

“Estamos aprovando aqui na Câmara um projeto muito importante, a Lei da Reciprocidade, que o Senado aprovou ontem. Vamos votar, estamos vencendo a obstrução irresponsável da oposição, porque diz respeito à soberania do Brasil e permite que o País possa reagir quando ele for atingido. Esse projeto é o primeiro o de tudo aquilo que o nosso governo vem fazendo nas relações bilaterais”, concluiu Guimarães.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?