body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bancada do agro acompanha com “preocupação” foco de gripe aviária

Governo identificou nessa quinta-feira (15/5) um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de um agente de saúde segurando uma galinha. Conceito de gripe aviária. Metrópoles
1 de 1 Foto de um agente de saúde segurando uma galinha. Conceito de gripe aviária. Metrópoles - Foto: Getty Images

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), popularmente conhecida como bancada do agro, disse acompanhar “com atenção e preocupação” os desdobramentos sobre o recente foco de influenza aviária H5N1 identificado no Rio Grande do Sul (RS).

O registro ocorreu nessa quinta-feira (15/5) no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informado na manhã desta sexta (16/5) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A FPA defendeu que a retomada plena das atividades produtivas deve ocorrer “tão logo a situação esteja completamente esclarecida e sob controle”. “Para isso, é imprescindível que os produtores rurais continuem adotando ações rápidas e eficazes, isolando imediatamente a área afetada e aplicando medidas sanitárias rigorosas para eliminar o foco identificado”, completou o grupo parlamentar.

A bancada ainda disse que é necessário garantir a proteção da saúde pública, a manutenção das atividades econômicas e a preservação dos mercados internacionais, assegurando a competitividade e a reputação do Brasil no cenário global.

“Importante destacar, conforme posicionamento técnico do setor produtivo nacional, que não há risco de contaminação ao consumidor final”, frisou.

A frente parlamentar ainda disse ter “plena confiança” no serviço de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, reconhecido pela competência técnica e eficiência em situações de emergência sanitária.

“Além disso, a FPA atua em estreita parceria com as entidades representativas do setor produtivo para assegurar respostas rápidas e adequadas”.

Por fim, a FPA reforçou que o governo brasileiro deve manter comunicações claras e constantes com os parceiros comerciais internacionais do país, evitando possíveis interrupções no fluxo de produtos.

O que é a gripe aviária

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, o risco é baixo.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves, estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?