body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

CCJ do Senado adia mais uma vez análise da PEC do fim da reeleição

Relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou novo parecer nesta terça (7/5); por isso, houve novo pedido de adiamento

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
marcelo castro senador - Metrópoles
1 de 1 marcelo castro senador - Metrópoles - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou, nesta terça-feira (7/5), mais uma vez, a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo, além do aumento do mandato de políticos.

O adiamento se deu porque a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu vista depois que o relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI) (foto em destaque), apresentou um novo parecer para a proposta.

Esta é a segunda vez que a CCJ adia a análise da PEC do fim da reeleição. Em 23 de abril, houve o primeiro adiamento quando Castro apresentou um parecer que adiava a transição para 2034. Na ocasião, senadores apelaram para que ele voltasse ao seu parecer anterior nesse ponto, em que a possibilidade de reeleição acabava em 2030.

No novo parecer apresentado nesta semana, o relator acatou o pedido para acabar com a reeleição para governadores e o presidente em 2030, mas manteve a unificação da eleição para 2034.

A proposta do fim da reeleição ganhou força no Senado ainda na  gestão do ex-presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Senadores de diferentes espectros apoiam a medida. O relator afirma que o Brasil precisa “corrigir um erro” que foi cometido ao autorizar a reeleição.

Além do fim da reeleição, a PEC unifica as eleições gerais em uma só e amplia o mandato de vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, governadores e do presidente para cinco anos, e dos senadores, para 10 anos.

Se a proposta avançar, o Brasil deixará de ter eleição a cada dois anos e ará a ter um pleito para todos os cargos a cada cinco anos.

Veja abaixo como ficará o calendário eleitoral com o novo relatório da PEC:

  • 2026:
    • presidente e governadores – podem concorrer à reeleição;
    • senadores – disputam pela última vez um mandato de oito anos.
  • 2028:
    • prefeitos – concorrem para um mandato de seis anos, e os novos não vão poder tentar a reeleição;
    • vereadores – concorrem para um mandato de seis anos.
  • 2030:
    • presidente e governadores – não podem mais concorrer à reeleição;
    • senadores – concorrem para mandato de nove anos.
  • 2034:
    • unificação da eleição de todos os cargos;
    • fim da reeleição para o Executivo;
    • início da disputa por mandatos de 5 anos, exceto senadores, que vão disputar o cargo para mandato de 10 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?