body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Defesa nega liderança de Braga Netto em suposta tentativa de golpe

Advogados dizem que denúncia da PGR não sustenta papel de liderança atribuído a ele. General está preso desde 14 de dezembro.

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Imagem colorida, Braga Netto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Braga Netto - Metrópoles - Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

Os advogados do general Walter Braga Netto afirmaram que o cliente não pode ser considerado líder da organização criminosa que supostamente fez uma trama golpista no Brasil. O documento com a afirmação, de 77 páginas, foi direcionado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (7/3). O caso é relatado pelo ministro da Corte Alexandre de Moraes.

O general Braga Netto foi um dos 34 denunciados, em 18 de fevereiro deste ano, pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. O texto da PGR também denuncia os 34 por dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

A defesa tenta descredibilizar a denúncia da PGR ao dizer que faltam provas de que Braga Netto seria um dos líderes da suposta trama golpista.

Os argumentos da defesa de Braga Netto aparecem nas defesas de outros denunciados no mesmo caso. Eles criticam, por exemplo, o grande volume de documentos, chamado por eles de “document dump”. “O conjunto excessivo de informação despejado nos diversos procedimentos que compõem o presente caso se mostra, ainda, totalmente desorganizado, a ponto de impedir a identificação da prova referente a cada alegação acusatória”, questionam os advogados.

“(Document dump é a) prática ilegal de se despejar sobre o acusado um elevado volume de documentos, físicos ou digitais, sem estabelecer de maneira clara e objetiva a conexão.”

Por outro lado, os advogados do general afirmam que não teriam tido o à íntegra dos arquivos que foram coletados pela Polícia Federal (PF) durante a investigação e a elaboração da denúncia pela PGR. Os defensores afirmam que há um conjunto de 255 milhões de mensagens de áudio e vídeo e 100 mil páginas e centenas de gigabytes de dados digitais.

“Não é preciso fazer qualquer esforço para descredibilizar a denúncia, pois ela já é desmentida pelo seu principal pilar de sustentação, o coagido delator Mauro Cid.”

Ainda sobre Mauro Cid, os advogados afirmam que teria havido mudanças de versões, o que indicaria um ajuste das declarações para adequação à “narrativa” da PGR. Embora a delação de Cid integre a denúncia, os investigadores apresentaram outros indícios que corroboram com a ordem dos fatos.

Braga Netto está preso desde 14 de dezembro de 2024. Ele foi acusado de obstrução de justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?