body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mesmo com juros altos, Fávaro crê que Plano Safra será “estimulante”

“É um desafio, mas vamos trabalhar que isso seja realidade lá em julho”, disse o ministro da Agricultura sobre a criação do novo Plano Safra

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Lula e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
1 de 1 Lula e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quinta-feira (30/1), o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em desenvolver um novo Plano Safra para os produtores no Brasil. O ministro disse que, mesmo com o aumento da taxa de juros — atualmente, em 13,25% ao ano —, a remodelação do programa é uma determinação do petista e deverá ser “estimulante”.

“É um desafio, mas vamos trabalhar que isso seja realidade lá em julho”, afirmou Fávaro a jornalistas após mais uma rodada de reuniões no Ministério da Fazenda para encontrar medidas para baratear os preços dos alimentos.

Veja:

Além de Fávaro, participaram da reunião o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan; e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.


O que está acontecendo

  • O governo federal está estudando medidas para baratear o preço dos alimentos, que afeta intensamente o bolso do brasileiro mais pobre. O destaque vai para as carnes e o café.
  • O preço dos alimentos puxou a alta na inflação de 2024, que fechou o ano em 4,83% – acima da meta projetada pela equipe econômica do governo. O grupo Alimentação e Bebidas avançou 7,69% em 2024.
  • No ano ado, as maiores variações de preços foram das carnes (20,84%) e do café moído (39,60%).
  • O Palácio do Planalto descartou o tabelamento de preços para forçar a queda nos valores dos alimentos.

Fávaro reconheceu que a esteira de alta dos juros é “uma grande dificuldade” para criar o novo Plano Safra, mas que o governo federal trabalhará para construir um programa “cada vez mais estimulante na produção de alimentos”.

“Desde a reunião na semana ada com o presidente Lula essa é uma grande dificuldade. Nós sabemos da limitação orçamentária, da responsabilidade fiscal. É prioridade total para que os planos safras sejam cada vez mais estimulantes para os produtores”, reforçou.

Evolução

O ministro Paulo Teixeira relatou que a reunião foi “uma evolução do governo no acompanhamento da produção de alimentos no Brasil e no mundo”. “Dizer quais são as tendências da produção de alimentos no Brasil e no mundo”, disse.

Segundo ele, o centro da preocupação do governo Lula é a “oferta de alimentos no Brasil e para o povo brasileiro na cesta básica”. Teixeira avaliou que a conversa foi “muito boa”, reforçando que a equipe de Lula não adotará nenhuma medida “heterodoxa” e que novas reuniões devem ser feitas regularmente “por conta das preocupação dos alimentos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?