body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ex-presidente do INSS no governo Bolsonaro é dispensado da Previdência

Guilherme Serrano presidiu o INSS no fim do governo Bolsonaro, em 2022, e assumiu cargo no Ministério da Previdência no governo Lula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Guilherme Serrano, que presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
1 de 1 Guilherme Serrano, que presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Seguindo a operação de “limpeza” no Ministério da Previdência Social, foi dispensado da pasta nesta quinta-feira (8/5) Guilherme Serrano, que presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no fim do governo Jair Bolsonaro (PL).

Serrano tinha função comissionada de Coordenador-Geral de Estudos Estatísticos, Atendimento e Relacionamento Institucional e respondia à Secretaria de Regime Próprio e Complementar do ministério. Ele começou a trabalhar com a área previdenciária em 2020, como coordenador-geral na então Diretoria de Atendimento do INSS. Em dezembro de 2021, foi nomeado Diretor de Tecnologia e Inovação e designado também como presidente substituto do órgão, até assumir a Presidência em abril de 2022.

A dispensa dele foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta, assinada pela chefe de gabinete do novo ministro Wolney Queiroz, Louise Caroline Santos de Lima e Silva.

Serrano é citado no inquérito da Polícia Federal (PF) que apura descontos ilegais de aposentados e pensionistas. No inquérito, ele foi indicado como responsável pela do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o INSS e a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) autorizando os descontos associativos.

3 imagens
Ministério da Previdência também participa de debate
Wolney Queiroz assumiu o ministério da Previdência no lugar de Carlos Lupi
1 de 3

Guilherme Serrano, que presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Marcelo Camargo/Agência Brasil
2 de 3

Ministério da Previdência também participa de debate

Ministério da Previdência Social
3 de 3

Wolney Queiroz assumiu o ministério da Previdência no lugar de Carlos Lupi

Reprodução

Auxiliares do ex-ministro Carlos Lupi têm sido exonerados de seus cargos no Ministério da Previdência, conforme adiantado pela coluna no Metrópoles de Igor Gadelha.

Nessa quarta-feira (7/5), foram publicadas as exonerações de Marcelo de Oliveira la do cargo de chefe de gabinete do ministro e de Renata Magioli Santos do posto de assessora especial. A chefe da comunicação da pasta Martha Imenes também deixou o posto.

No lugar de la, o novo ministro Wolney Queiroz nomeou Louise Caroline Santos de Lima e Silva para a chefia de gabinete. Ele ainda não indicou outros auxiliares.

Metrópoles revelou escândalo do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados haviam disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.


Escândalo permeou governos Lula e Bolsonaro

  • As entidades da farra dos descontos atuaram nos governos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcados pelo aumento do número de associações agraciadas com acordos com o INSS que permitiam a cobrança de mensalidade direto da folha de pagamento dos aposentados.
  • No governo de Bolsonaro, o INSS foi loteado pelo Centrão e foram abertas as portas para entidades suspeitas. Enquanto que na gestão Lula, mais associações firmaram acordo e o faturamento com descontos de mensalidade disparou.
  • Ambos os governos receberam alertas de fraude e chegaram até a reabilitar entidades que já haviam sido expulsas pelo INSS.
  • No caso da gestão Lula, foram ignorados alertas de auditorias durante todo o período que precedeu a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e também abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).

Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, e que culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?