body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Fux diverge e vota por levar julgamento de Bolsonaro a plenário do STF

Os ministros da Primeira Turma do STF julgam se aceitam denúncia da PGR contra Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/STF
Ministro Luiz Fux em julgamento da Pet 12.100 Foto: Antonio Augusto/STF
1 de 1 Ministro Luiz Fux em julgamento da Pet 12.100 Foto: Antonio Augusto/STF - Foto: Antonio Augusto/STF

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam, na tarde desta terça-feira (25/3), sessão para decidir se aceitam ou não denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados em ação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A Primeira Turma analisa, entre outros requerimentos, o pedido da defesa dos acusados que alegava incompetência do colegiado para julgar o caso, além do impedimento do próprio STF. A Corte, por 4×1, rejeitou levar o caso ao plenário completo, que tem 11 ministros.

Voto vencido, o ministro Luiz Fux foi o único da Primera Turma que quis levar o julgamento de Bolsonaro ao plenário do STF. Para o magistrado, o caso sequer deveria estar sendo julgado no Supremo, pois Bolsonaro e os demais acusados já não ocupam cargos públicos. Fux acredita que o caso deveria ir para a primeira instância e, caso esse argumento não seja aceito, que ao menos os 11 ministros, e não apenas a Primeira Turma, votassem.

“No meu modo de ver, se essa matéria fosse tão pacífica [competência da Primeira Turma], depois da mudança do regimento, dias atrás desse mês, 11 de março, eu votei na companhia de outros colegas e fiquei vencido. Por que? Ou estamos julgando pessoas que não exercem mais função pública, ou estamos julgando pessoas que têm essa prerrogativa e o lugar correto seria o plenário”, argumentou Fux em seu voto vencido.

Com a decisão por 4 x 1, a denúncia da PGR acerca do o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros mais sete aliados réus por uma suposta trama golpista para anular as eleições de 2022 segue na Primeira Turma.

Pela manhã houve manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e da defesa dos denunciados. Bolsonaro decidiu assistir presencialmente ao julgamento e está sentado em frente ao relator do processo, ministro Alexandre de Moraes.

O julgamento ocorreu sem maiores problemas pela manhã, mas o advogado de um denunciado que não está sendo julgado nesta terça tentou forçar sua entrada no plenário e chegou a ser detido por desacato.

Acompanhe ao vivo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?