body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

General poupado pelo STF se diz “aliviado”, afirma defesa

Ministros acolheram voto de Moraes por unanimidade ao entender que não há indícios suficientes contra general Nilton Diniz

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/STF
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100
1 de 1 Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100 - Foto: Rosinei Coutinho/STF

A defesa do general Nilton Diniz — poupado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia de tentativa de golpe de Estado —, afirmou que a decisão dos ministros da Primeira Turma foi “coerente”.

Segundo a defesa, os elementos apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) não são suficientes para incriminar o general.

“Encontro circunstancial”

“A defesa mostrou isso e citou que o general permaneceu em uma missão fora do Brasil de agosto de 2020 até 16 de novembro de 2022”, destacou o advogado Cleber Lopes.

De acordo com ele, o general esteve presente na reunião que, segundo a PGR, buscava elaborar um documento para pressionar o comandante do Exército a aderir a uma tentativa de golpe.

No entanto, ele pontuou que a presença de Nilton Diniz no encontro foi circunstancial. “Esta reunião que aconteceu teve a presença do general, mas absolutamente acidental, porque assim que chega do exterior, ele vai a Maceió e fica lá até às vésperas da reunião. Ele está aliviado”, explicou.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, acompanhou o argumento e sustentou que não há elementos que comprovem a participação do general na elaboração do documento citado pela PGR.

Unanimidade

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF acolheu o voto de Moraes para rejeitar a denúncia contra Nilton Diniz e contra o coronel Cleverson Ney Magalhães. Em relação aos demais 10 denunciados, a Corte decidiu pelo recebimento da acusação.

O julgamento da denúncia apresentada pela PGR contra o núcleo 3 da suposta trama golpista começou na manhã desta terça-feira (20/5), com a leitura do relatório e as sustentações orais das defesas dos 12 acusados. Na retomada da sessão, Moraes leu seu voto, inicialmente abordando as questões preliminares levantadas pelas defesas — todas rejeitadas e referendadas pela Turma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?