body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gleisi e Padilha tomam posse nesta 2ª em minirreforma que atende PT

O presidente Lula empossará os novos ministros, Gleisi Hoffmann, na SRI, e Alexandre Padilha, no Ministério da Saúde

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula, Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha
1 de 1 Lula, Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá posse aos novos ministros Alexandre Padilha, no Ministério da Saúde, e Gleisi Hoffmann, na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), na tarde desta segunda-feira (10/3), em cerimônia no Palácio do Planalto.

As mudanças fazem parte da reforma ministerial costurada pelo petista e que, neste início de ano, tem movimentado nomes da sigla.


Reforma ministerial

  • Nos últimos meses, Lula promoveu três trocas no alto escalão do governo. Todas envolveram quadros do PT.
  • A primeira, com a ida de Sidônio Palmeira para a Secretaria de Comunicação Social, no lugar de Paulo Pimenta.
  • Depois, Lula anunciou a saída de Nísia Trindade, da Saúde, para a entrada de Padilha, que até então comandava a SRI, responsável pela articulação política do governo.
  • A pasta, enfim, ficou com Gleisi Hoffmann.

As mudanças ocorrem no momento em que Lula enfrenta a pior crise de popularidade de todos os seus mandatos. Com isso, o petista espera melhorar o desempenho em algumas áreas consideradas estratégicas. É o caso da Saúde, que coordena programas com grande potencial de virar pauta positiva e reverter a onda de impopularidade do governo.

“Nísia era uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas eu estou precisando de um pouco mais de agressividade, mais agilidade, mais rapidez; por isso, estou fazendo algumas trocas”, explicou o presidente após anunciar a substituição.

Articulação política

A ida de Gleisi para a SRI também deve mexer com uma das principais dificuldades de Lula desde o início do mandato: a relação com o Congresso Nacional. A pasta é responsável por coordenar a articulação política do governo, promovendo o diálogo entre os Poderes, além de estados e municípios.

Padilha era criticado pela falta de interlocução com parlamentares e chegou a romper com o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A nova ministra tem boa relação com o titular da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB), o que é visto como um sinal positivo. No entanto, Gleisi terá a missão de fortalecer a base governista, destravar pautas prioritárias e preparar o terreno para as eleições de 2026.

Entre os projetos-chave para o governo está a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil. Anunciada no fim do ano ado, a medida ainda não foi entregue ao Congresso Nacional.

Aliados ainda esperam que o presidente faça mudanças mais amplas no alto escalão, sobretudo para acomodar nomes do Centrão, na tentativa de amarrar o apoio para 2026.

Em entrevista ao Metrópoles, o senador Humberto Costa, que assumirá a presidência do PT com a saída de Gleisi Hoffmann, afirmou que a reforma ministerial de Lula deve acabar em “meados de março”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?