body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lewandowski: Lula mostrou “grande preocupação” sobre operação no INSS

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que Lula foi informado de megaoperação nas primeiras horas da manhã desta quarta (23/4)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “demonstrou grande preocupação”, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao ser informado, na manhã desta quarta-feira (23/5), sobre a megaoperação da Polícia Federal (PF) que apura suposto esquema de cobranças indevidas contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema foi revelado pelo Metrópoles.

“O presidente demonstrou grande preocupação e interesse em relação a tudo o que ocorreu. Pediu detalhes”, informou Lewandowski durante coletiva de imprensa sobre o caso.

O ministro explicou que a informação sobre a Operação Sem Desconto foi reada a Lula nas primeiras horas da manhã desta quarta. “Isso é praxe, o presidente recebe a informação de que uma determinada operação, quando é de vulto, foi deflagrada. Ele é informado no momento em que a operação ocorre, assim como o ministro, porque essas operações ocorrem em segredo de Justiça”, complementou.

Lewandowski acrescentou que foi feita uma reunião para avaliar tudo o que foi descoberto pela PF, até o momento, e quais providências, “sejam elas policiais ou istrativas”, serão tomadas daqui para frente.

A intenção é impedir, segundo ele, que aposentados sejam continuadamente lesados. “Trata-se, portanto, de uma operação de proteção aos aposentados”, afirmou o ministro.

3 imagens
Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
1 de 3

Polícia Federal deflagrou operação por fraudes no INSS

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 3

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
3 de 3

Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Kebec Nogueira/Metrópoles

Cobranças indevidas

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, é um dos alvos da megaoperação deflagrada nesta quarta-feira (23/4) pela Polícia Federal. Ele foi afastado do cargo.

A PF cumpre, nesta manhã, 211 mandados de busca e apreensão, e outros 6 de prisão. A investigação apura suposto esquema de cobranças indevidas feitas por entidades em contas de pensionistas e aposentados do INSS.

O caso foi revelado em série de reportagens publicadas pelo Metrópoles ao longo do ano ado. As entidades tinham convênio com o INSS para cobrar mensalidades associativas de aposentados. Tais descontos, no entanto, não eram autorizados pelos pensionistas, que acionaram a Justiça após perceberem os débitos.

Alvos da Operação Sem Desconto

Além de Stefanutto, a megaoperação tem como alvo pessoas ligadas a entidades, operadores e servidores públicos investigados pelas tais cobranças. As entidades teriam descontado, indevidamente, um valor próximo de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, segundo a PF.

A megaoperação é realizada em 13 estados e no Distrito Federal. A PF informou que o objetivo é “combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões”.

Conforme o apurado, as cobranças irregulares se iniciaram no governo de Jair Bolsonaro (PL), com autorização de vários convênios com as respectivas entidades, e perdurou no início do governo Lula (PT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?