Mauro Vieira se encontra com Sergey Lavrov, chanceler da Rússia
Conversa aconteceu antes da reunião de enviados especiais dos chefes de Estado ou governo dos membros do Brics
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, neste domingo (27/4), no Rio de Janeiro. A conversa teve como tema a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Moscou, capital da Rússia, em maio.
O Rio de Janeiro recebe entre 28 e 29 de abril, no Palácio do Itamaraty, a reunião de chanceleres do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos novos membros Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Mauro Vieira e Sergey Lavrov também trataram de questões globais e bilaterais. Segundo o Itamaraty, o comércio entre os dois países atingiu US$ 12,4 bilhões em 2024, um aumento de 9% em comparação com o ano anterior.
Lula viaja para Moscou em 8 de maio, para participar do 80º aniversário do Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio. A data refere-se ao fim da Segunda Guerra Mundial, após as tropas dos exércitos aliados cercarem Berlim, capital da Alemanha, o que culminou com o cessar das operações militares alemãs.