body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Me prendam”, desafia Bolsonaro em live: “Vou morrer na cadeia”. Vídeo

Bolsonaro afirmou que não pretende sair do Brasil e que autoridades podem prendê-lo. Ele é réu em um processo que investiga golpe de Estado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Jair Bolsonaro durente live para a rádio Auri Verde Brasil - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Jair Bolsonaro durente live para a rádio Auri Verde Brasil - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (16/5), que não pretente sair do Brasil e que podem prendê-lo, apesar de acreditar que vai morrer na cadeia e que “não vai demorar”, pois já tem 70 anos e acaba de ar por uma cirurgia complicada. A fala ocorreu durante uma live para a rádio Auri Verde Brasil e foi em referência ao processo em que Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado contra a vitória de Lula (PT) em 2022.

“Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia […]”, disse. Em outro momento da transmissão, Bolsonaro chegou afirmar: “Não vou sair do Brasil. Me prendam. Está previsto 40 anos de cadeia, me prendam. Eu estou com 70 [anos] já, quase morri na última cirurgia, vou morrer e não vai demorar.”

Assita:

Jair Bolsonaro é réu em um processo que investiga uma suposta trama golpista armada em 2022 para evitar a posse do presidente Lula.

O ex-presidente é acusado dos seguintes crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Caso condenado ele poderá receber pena de mais de 40 anos de prisão.

“Golpe da Disney”

Ainda durante a participação na rádio Auri Verde Brasil, o ex-mandatário argumentou que não seria possível a sua participação no golpe de Estado pois estava nos Estados Unidos na época dos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Esse é o mesmo argumento usado pela defesa de Bolsonaro.

“[…] Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”, disse ao canal.

Apesar disso, os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmaram durante o julgamento que tornou Bolsonaro réu, ainda em março, que não necessariamente o acusado precisa ter estado no 8 de janeiro se contribuiu de alguma forma para que o episódio acontecesse.

Agenda política

Nesta quarta, o ex-presidente disse que estará em Fortaleza, na semana que vem, para retomar sua agenda política. O ex-presidente ficou 21 internado, em Brasília, no mês de maio, depois de precisar realizar uma cirurgia de desobstrução intestinal.

A primeira aparição pública de Jair Bolsonaro depois do período na UTI do Hospital DF Star aconteceu na última quarta-feira (7/5), quando, mesmo recém-saído do hospital e com indicação médica para evitar aglomerações, ele esteve presente no ato pró-anistia ao lado de apoiadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?