body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MP do setor elétrico vai permitir consumidor escolher de quem comprar energia

A MP é a principal aposta do governo Lula para resgatar sua popularidade entre os eleitores de baixa renda e classe média baixa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metrópoles
Energia, luz, dinheiro - aumento na conta de luz cashback - Metropoles
1 de 1 Energia, luz, dinheiro - aumento na conta de luz cashback - Metropoles - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

A Medida Provisória da reforma do setor elétrico será encaminhada ao Congresso Nacional entre estas quarta-feira (20/5) e quinta-feira (22/5). O governo vai permitir ao consumidor escolher de qual empresa irá comprar energia, assim como ocorre atualmente com o setor de telefonia, quando é possível escolher a operadora.

O objetivo é estimular a competição e baratear o preço quebrando o monopólio das distribuidoras.

Num primeiro momento, essa escolha será permitida para pequenas empresas, como mercados, padarias e consumidores em geral. A partir de 2027, valerá para todos os demais, incluindo grandes empresas.

A MP é a principal aposta do governo Lula para resgatar sua popularidade entre os eleitores de baixa renda e classe média baixa.

A proposta é isentar 60 milhões de consumidores de pagarem conta de energia até o limite de 80 kWh/mês. Outras 50 milhões de pessoas, que ganham até 1,5 salário mínimo per capita, terão um desconto de 12% na tarifa. Para isso, é preciso que estejam inscritas no CadÚnico, que reúne as pessoas beneficiárias de programas sociais do governo.

O anúncio da MP foi adiado para esta semana e ocorre no momento em que a gestão Lula está emparedada pelo desvio do dinheiro de aposentados do INSS. O esquema explodiu na atual gestão e impactou diretamente na avaliação do governo.

Os custos do novo benefício serão absorvidos pela diminuição de subsídios do setor para geração e pela abertura do mercado já em 2026.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?