body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MP pede suspensão da concessão de parque à família do nº 2 de Marina

MP apontou que obras de consórcio formado pela construtora da família de secretário de Marina Silva não tiveram licenciamento

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moradores de Jericoacoara
Obras em Jericoacoara
1 de 1 Obras em Jericoacoara - Foto: Moradores de Jericoacoara

O Ministério Público do Ceará (MPCE) pediu, nesta terça-feira (20/5), a suspensão do contrato de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara. Como revelou o Metrópoles, o consórcio que explora o turismo do local é formado por uma construtora da família do secretário-executivo do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, que tinha ações na empresa. Quem é responsável pela área e pela fiscalização do acordo é o ICMBio, ligado à pasta comandada por Marina Silva.

O MP defendeu a medida, solicitando que “as intervenções físicas e as obras de engenharia no parque sejam paralisadas, até a análise apurada de toda a documentação requisitada”. O município de Jijoca, do qual fazem parte a Vila de Jericoacoara e o parque nacional, diz que o pedido ocorre em “razão da falta de licenciamento ambiental e de estudos de impacto no meio ambiente para a execução das obras”.

Em paralelo, há um outro questionamento feito por moradores. Eles apontam que o consórcio ou a cobrar ingresso de todas as pessoas que entram no parque nacional, mesmo as que chegam ao local apenas para ar a vila. O vilarejo é cercado pelo parque, mas não faz parte dele. Dessa forma, os cidadãos alegam que a concessão, que deveria explorar economicamente somente os atrativos turísticos, na verdade ou a funcionar como uma espécie de pedágio.

6 imagens
Obras em Jericoacoara
Obras em Jericoacoara
O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima João Paulo Capobianco.
Jericoacoara é um dos destinos brasileiros que superam famosos destinos internacionais
As belezas de Camocim, no Ceará
1 de 6

Ligação entre consórcio vencedor da concessão de Jericoacoara e o secretário-executivo do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco

Lygia Lyra/Metrópoles
2 de 6

Obras em Jericoacoara

Moradores de Jericoacoara
3 de 6

Obras em Jericoacoara

Moradores de Jericoacoara
4 de 6

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima João Paulo Capobianco.

Edilson Rodrigues/Agência Senado
5 de 6

Jericoacoara é um dos destinos brasileiros que superam famosos destinos internacionais

Getty Images
6 de 6

As belezas de Camocim, no Ceará

O Ceará e o Brasil, com suas maravilhosas imagens!/Getty Images

Neste mês, a Justiça do Ceará atendeu ao município e proibiu a cobrança de ingresso de quem entre no parque somente para o à vila, sem distinção entre moradores, trabalhadores e visitantes.

A solicitação para interrupção das obras por causa da falta de licenciamento ambiental municipal, porém, não foi atendido, pois a Corte entendeu que, por se tratar de área sob responsabilidade do ICMBio, o próprio instituto poderia fazer a liberação.

Dessa forma, o pedido do Ministério Público foi direcionado ao ICMBio e ao consórcio Urbia Cataratas. O órgão constatou que a empesa realizou uma série de obras no parque sem os devidos licenciamentos ambientais e  entendeu que “a situação pode resultar em atividades com significativo impacto ambiental, para as quais é obrigatória a realização prévia de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)”.

Segundo o MP, o ICMBio permitiu a perfuração de poços, a construção de complexo de visitantes, a colocação de banheiros, a instalação de áreas para armazenamento de combustíveis e de estacionamento de máquinas e de equipamentos pesados.

“Os espaços podem gerar efluentes, resíduos sólidos, resíduos com óleo e saponáceos e contaminação ambiental do solo. Também foi verificada a implantação de infraestrutura viária com cerca de 10km de extensão, incluindo terraplanagem e pavimentação, em área de dunas, habitat de inúmeras espécies de animais”, diz.

Dessa forma, o Ministério Público ainda requisitou uma planilha com relação integral das intervenções físicas e das obras de engenharia já realizadas, em andamento e as planejadas. Os dados devem estar acompanhados dos licenciamentos ambientais e de documentos que atestem a realização dos estudos necessários. O prazo para apresentação dos documentos é esta quarta-feira (21/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?