body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mudança na inspeção de alimentos pode reduzir qualidade, diz sindicato

O governo Lula anunciou mudanças nas regras de fiscalização de alimentos como uma das medidas para frear a inflação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metropoles
Supermercado mercado inflação
1 de 1 Supermercado mercado inflação - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) manifestou preocupação em torno da medida anunciada pelo governo federal que pretende flexibilizar a fiscalização sobre produtos de origem animal. A mudança faz parte do pacote de ações para reduzir o preço dos alimentos, apresentado nessa quinta-feira (6/3).

Entre as medidas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai expandir os efeitos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para todo o território nacional. Na prática, significa que os produtos fiscalizados pelo ente municipal poderão ser comercializados em todo o país.


Entenda o que muda

  • Antes de chegarem aos supermercados, os produtos de origem animal am por diferentes processos de inspeção. O SIM é o selo conferido a itens que aram pelo aval do município e, portanto, só podem ser vendidos naquela cidade.
  • Da mesma forma, existe o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no âmbito dos estados, e o Serviço de Inspeção Federal (SIF), exigido para a comercialização no mercado nacional e em casos de exportação.
  • Há ainda o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que exige a certificação em serviços de inspeção estadual ou municipal para permitir a produção e comercialização em todo o território nacional, mas não para fins de exportação.
  • A medida do governo autoriza que os produtos já certificados pelo SIM, ou seja, no município, sejam vendidos em todo o território nacional.
  • A mudança vale por um ano e somente para itens como leite fluido, mel e ovos.

Para o sindicato, a medida pode fragilizar o controle sanitário. Além disso, reforça que alguns municípios apresentam um quadro limitado de pessoal para realizar a fiscalização adequada. “Transferir essa fiscalização para os municípios sem recursos orçamentários, nem de servidores é irresponsável”, avalia a entidade.

“A liberação da comercialização de forma nacional não leva a um aumento direto de oferta dos produtos, uma vez que eles já são comercializados de forma local, nos municípios. A estratégia é inócua no sentido econômico, mas aumenta o risco de problemas sanitários de itens que são vendidos nas proximidades”, alerta Janus Pablo Macedo, presidente do Anffa Sindical.

A entidade acredita que a flexibilização da regra pode levar a uma diminuição na qualidade dos produtos ofertados. “A medida que eventualmente pode reduzir o preço de qualquer alimento não pode ser executada em detrimento da qualidade e sanidade dos produtos e a saúde da população. Não há como precificar a saúde da população”, pontua Macedo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?