body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PL descarta punição formal contra deputado que não assinou anistia

Antônio Carlos Rodrigues não assinou anistia e entrou na mira de Malafaia, mas PL crê que parlamentar votará com sigla na urgência do texto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Antonio Carlos Rodrigues
1 de 1 Antonio Carlos Rodrigues - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Caciques do PL descartam uma punição formal ao deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), o único da legenda a não o requerimento de urgência para o projeto de anistia aos envolvidos com o 8 de Janeiro. Nos bastidores da legenda, lideranças afirmam que uma reprimenda pioraria o clima interno e acreditam que o parlamentar votaria com os colegas caso a proposta de fato seja pautada.

A anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro se tornou proposta prioritária da direita no Congresso. Nos bastidores, a expectativa do PL é que um eventual perdão beneficie também o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Na ocasião, a resistência à pauta causou embaraço no PL, mas coube ao pastor Silas Malafaia criticar o deputado de forma mais incisiva. Aliado próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo defendeu a expulsão do parlamentar. “Ele é amicíssimo do ditador da toga Alexandre de Moraes. A narrativa, de tanto conviver com o PT, por ter sido ministro de Dilma [Rousseff], é ‘não podemos tensionar, abrir guerra com o Judiciário'”, reclamou o religioso.

Naquele momento, eles viveram uma disputa pública. O deputado, que estava no PL bem antes de Bolsonaro desembarcar na sigla, afirmou que não vai ceder às pressões e que não guia sua vida política por “apelos do Legislativo”. O parlamentar também sugeriu que Malafaia deveria se candidatar para defender seus ideais no Congresso.

“Lamento que, no momento em que o país clama por seriedade e equilíbrio, ele opte por adotar um discurso que contribui com o acirramento dos ânimos. Caso deseje participar ativamente do debate político e confrontar parlamentares, sugiro que fale dentro das regras democráticas, colocando seu nome à disposição da população por meio de processo eleitoral, pleiteando assim uma cadeira. Não elegeu nem o teu vereador na capital”, disse Carlos Rodrigues.

Malafaia respondeu: “Isso é um preconceito. Qualquer cidadão pode participar do debate político e questionar Executivo, Legislativo e Judiciário. Isso é uma vergonha, tu tinha que ser expulso do PL”.

O pastor também disse ter elegido 8 dos 11 candidatos a vereador que apoiou, como também 17 dos 21 candidatos a prefeito. “O deputado Sóstenes, líder do seu partido e um gigante da anistia, era meu funcionário, um ilustríssimo desconhecido, que eu vi a vocação e ajudei a elegê-lo deputado”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?