body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Presidente da Petrobras comemora avanço na Foz do Amazonas

Ibama considerou que plano de proteção a fauna da Petrobras atende aos requisitos técnicos caso haja vazamento de óleo na Foz do Amazonas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida, estação de extração de petroleo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, estação de extração de petroleo - Metrópoles - Foto: Reprodução

A presidente da Petrobras,  Magda Chambriard, comemorou, nesta terça-feira (20/5), o parecer emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em que aprova o plano da petroleira para resgate de fauna caso haja vazamento de óleo no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial.

“O Ibama autorizou ontem o exercício pré-operacional, condição para licenciamento ambiental para a perfuração da Margem Equatorial, na sua porção Amapá águas profundas. Estamos empenhados em demonstrar que o que está previsto para essa perfuração é o maior plano de emergência individual já visto para águas profundas e ultra profundas”, escreveu Magda, no LinkedIn.

Isso significa que o Ibama aprovou o conteúdo do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras como parte do Plano de Emergência Individual (PEI), para a perfuração na Foz do Amazonas. Apesar disso, a continuidade do processo licitatório ainda precisa verificar se na prática os requisitos técnicos funcionam, com simulações de fauna em campo.

A Petrobras tem a ambição de investir US$ 3 bilhões na Margem Equatorial, que se estende do litoral do Rio Grande do Norte ao Amapá, entre 2025 e 2029.

Em 2023, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, seguiu o parecer técnico do Ibama e indeferiu o pedido da Petrobras para exploração no bloco FZA-M-59, localizado a 175 quilômetros da costa do Oiapoque, no Amapá. No entanto, a autarquia tem sido alvo de uma pressão dentro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para exploração de gás natural e petróleo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é um dos principais defensores da ampliação da fronteira exploratória brasileira, com foco especial na Margem Equatorial. Inclusive, o político tem realizado críticas públicas contra Rodrigo Agostinho.

Do outro lado, a ministra do meio Ambiente, Marina Silva, tem defendido a capacidade técnica do Ibama, ao mesmo tempo em que pede o fim do consumo de combustíveis fósseis.

O Metrópoles conversou com integrantes do Ibama que afirmaram que a posição dos técnicos da autarquia ainda é contrária à exploração na Foz do Amazonas. No entanto, pontuam que a pressão política tem funcionado e o Ibama tem caminhado para liberar a atividade.

A pressão também tem partido do Legislativo, senador Davi Alcolumbre (União-AP), entusiasta da exploração petrolífera na região, assumiu a presidência do Senado, e tem ampliado a imposição contra a autarquia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?