Sidônio faz primeira exoneração no comando da EBC. Saiba quem
A exoneração da diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação foi publicada nesta sexta-feira (14/3) no Diário Oficial da União
atualizado
Compartilhar notícia

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14/3) traz a exoneração da diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Carneiro Bittencourt.
A mudança havia sido pedida pelo presidente da EBC, Jean Lima, após a troca do ex-ministro Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom), no início do ano.
Trata-se da única alteração feita pelo novo ministro no comando da estatal até o momento.
Fontes da EBC ouvidas pelo Metrópoles afirmam que a saída de Bittencourt foi motivada pela articulação da então diretora com a finalidade de derrubar integrantes do comando da EBC, entre eles o próprio Jean.
A equipe de assessores comissionados de Bittencourt foi exonerada da empresa antes do Carnaval.
Professora da Universidade Federal de Sergipe, Maíra Bittencourt será substituída pelo diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, Bráulio Ribeiro, que chegou à atual gestão em 2024, a convite de Jean Lima.
Bráulio foi diretor de Operações na TVE da Bahia, estado do ministro da Secom, Sidônio Palmeira.
Outro lado
Maíra Bittencourt refutou as afirmações e disse que sempre trabalhou pela comunicação pública no país, respeitando pontos de vista diferentes e buscando o diálogo e o trabalho coletivo. Ainda na sexta-feira, ela divulgou um posicionamento em suas redes sociais.
“Hoje encerro mais um ciclo profissional da minha carreira. E venho aqui com o coração repleto de gratidão para falar, com muito carinho, de tudo que nós construímos e entregamos à sociedade brasileira nesse período em que estive na direção da empresa. Nos últimos 15 meses, consegui me dedicar a profundamente a 4 grandes áreas: a maior expansão da história da rede nacional de comunicação pública; a retomada da participação social na EBC; as discussões e evoluções de TV 3.0 para o campo público e ações no âmbito da transparência pública, da captação de recursos e de melhores condições para os trabalhadores. Meu muito obrigada a cada um e cada uma que compõe e EBC pela parceria nessa jornada. A vocês também meu muito obrigada por tantas entregas realizadas. Meu agradecimento também as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública e a todos que impulsionam dia após dia a comunicação pública do nosso país. Minha gratidão também à SECOM por essa grande oportunidade. Continuarei firme na luta por uma comunicação pública forte. Acredito que a comunicação pública é um espaço privilegiado de exercício da cidadania e de defesa da democracia. Volto agora para Sergipe, o estado que há 5 anos me acolheu e que eu tenho orgulho de chamar de minha casa. Como servidora pública, seguirei servindo agora novamente ao povo sergipano”.