body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Sem férias, sindicalistas dos Correios mandam recado duro ao governo

Em carta, o sindicato dos Correios reforça seu papel na eleição do atual governo e afirma que não aceitará nenhum retrocesso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Direção Concursos
Imagem colorida dos Correios - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida dos Correios - Metrópoles - Foto: Reprodução / Direção Concursos

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) publicou, nesta segunda-feira (12/5), uma carta que cobra explicações do governo federal após os Correios suspenderem férias e trabalho remoto dos funcionários, entre outras medidas para lidar com um prejuízo bilionário no ano ado.

No último ano, os Correios fecharam com déficit de R$ 2,6 bilhões. Em circular obtida pelo Metrópoles, a empresa informou estar traçando estratégias para ampliar receitas e gerar novos negócios, ao mesmo tempo que implementa um plano de redução de despesas.

Os sindicalistas foram surpreendidos pelas novas medidas e anunciaram que vão tomar medidas jurídicas imediatas para reverter as decisões que suspendem as férias e trabalho remoto.

“Além disso, no próximo dia 21/05, lançaremos o Comitê em Defesa dos Correios da Fentect. Esse comitê será composto por representantes sindicais de todo o país e terá como missão mobilizar o Congresso Nacional, buscando uma audiência com o presidente Lula, para que ele conheça a realidade enfrentada pelos trabalhadores e ajude, mais uma vez, a salvar nossa empresa”.

O sindicato cobra que os Correios precisam urgentemente de um plano de investimentos por parte do governo, visando manter os serviços prestados e capacidade de disputar com empresas privadas de entregas. E a carta termina com uma espécie de recado ao governo Lula:

“Não aceitaremos retrocessos ou retirada de direitos. Elegemos este governo com a esperança de reconstruir tudo o que foi desmontado nos últimos anos e seguiremos firmes na luta para que isso se concretize”.

Prejuízo bilionário

Após um prejuízo bilionário em 2024, os Correios anunciaram nesta segunda-feira (12/5) um conjunto de medidas que fazem parte de um plano de redução de despesas. Algumas delas, como a suspensão das férias, só entrarão em vigor em junho, mas outras já começam a valer imediatamente.


Veja abaixo as medidas para lidar com o prejuízo:

  • Prorrogação das inscrições para o Programa de Desligamento Voluntário (PDV): até 18 de maio de 2025, mantendo os atuais requisitos de elegibilidade.
  • Incentivo à redução da jornada de trabalho: alteração da carga horária para 6 horas diárias e 34 horas semanais, com ajuste proporcional de remuneração para empregados lotados em unidades istrativas;
  • Incentivo à transferência, voluntária e temporária, de agente de correios – atividade carteiro e atendente comercial para atuar em centros de tratamento: o pagamento do adicional de atividade será o mais vantajoso para empregados;
  • Suspensão temporária de fruição de férias: a partir de 1º de junho de 2025, referente ao período aquisitivo deste ano. As férias voltarão a ser usufruídas a partir de janeiro de 2026.
  • Revisão da estrutura do Correios-Sede: redução de pelo menos 20% do orçamento de funções.
  • Convocação para o retorno ao regime de trabalho presencial: todos os empregados devem retornar a partir de 23 de junho de 2025, com exceção daqueles protegidos por decisão judicial.
  • Lançamento de novos formatos de planos de saúde: a escolha da rede credenciada será dialogada com as representações sindicais. A economia estimada será de 30%.

5 imagens
Correios
Termina a greve dos trabalhadores dos Correios de São Paulo
Entregador dos Correios
Golpe dos correios é relatado por internautas
1 de 5

Reprodução / Direção Concursos
2 de 5

Correios

Reprodução
3 de 5

Termina a greve dos trabalhadores dos Correios de São Paulo

Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles
4 de 5

Entregador dos Correios

Hugo Barreto/ Metrópoles
5 de 5

Golpe dos correios é relatado por internautas

Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?