body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

STF rejeita pedido do Novo para mudar regra de debates eleitorais

A ação do Novo pedia a alteração do prazo estabelecido pelo TSE para a contagem do número de parlamentares de cada partido no Congresso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Partido Novo/Divulgação
Militantes acompanham comício do Partido Novo em Porto Alegre, em 2018
1 de 1 Militantes acompanham comício do Partido Novo em Porto Alegre, em 2018 - Foto: Partido Novo/Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, nesta segunda-feira (24/2), improcedente a ação do Partido Novo que pedia a mudança das regras para a contagem de deputados federais, critério para participação de candidatos em debates eleitorais em emissoras de rádio e televisão. A decisão foi por unanimidade.

O Novo pedia a mudança do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contagem do número de parlamentares de cada partido no Congresso Nacional. Atualmente, conforme previsto na Resolução TSE 23.610/2019, os partidos devem ter, no mínimo, cinco deputados federais até 20 de julho do ano da eleição para que garantam um lugar nos debates.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade do Novo pedia que a data fosse alterada para 5 de agosto, momento no calendário eleitoral que marca o fim das convenções partidárias.

A decisão do relator, ministro Gilmar Mendes foi seguida por todos os outros magistrados do STF.

“O Tribunal, por unanimidade, converteu a apreciação da medida cautelar em julgamento de mérito, conheceu, em parte, da presente ação direta de inconstitucionalidade e, nessa extensão, julgou improcedente o pedido formulado na petição inicial”, diz decisão do ministro Gilmar Mendes.

Nas eleições municipais de 2024, os candidatos do Partido Novo ficaram fora dos debates eleitorais. À época, o partido assinou a filiação de seu quinto deputado federal, Ricardo Salles, em 2 de agosto, fora do prazo de 20 de julho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?