body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Alinhamento planetário 2025: saiba como observar espetáculo no céu

Alinhamento planetário raro está marcado para começar nesta sexta (28/2), porém melhor visibilidade no Brasil acontece no dia 4 de março

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração de alinhamento planetário - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de alinhamento planetário - Metrópoles - Foto: Getty Images

Programado para acontecer a partir desta sexta, 28 de fevereiro, o alinhamento planetário é um fenômeno raro que só irá ocorrer novamente na próxima década. Ele permitirá às pessoas verem sete planetas no céu ao mesmo tempo. Apesar do aparecimento de vários corpos celestes, Marte e Júpiter serão os mais fáceis de observar.

Mesmo sendo chamado de “alinhamento”, na verdade, o fenômeno é uma ilusão de perspectiva e não significa que os planetas estarão em uma linha perfeita, mas sim que estarão visíveis ao mesmo tempo no céu.

“Os períodos de translação dos planetas são bem diferentes e isso faz com que esse momento realmente seja raro. Por exemplo, o período de Mercúrio é de um quarto de um ano terrestre. Então, quando a Terra gira uma vez em torno do sol, Mercúrio está a um quarto dessa distância”, explica o doutor em astrofísica e professor Adam Smith Gontijo, da Universidade Católica de Brasília.


O que você precisa saber para observar o alinhamento planetário

  • Melhor horário para ver o alinhamento é após o pôr do sol.
  • Locais escuros e sem poluição, longe das luzes das cidades, são ideais para enxergar o espetáculo no céu.
  • Aplicativos de astronomia, como Sky Safari e Stellarium, ajudam a identificar os planetas.
  • Marte, Júpiter, Mercúrio e Vênus não necessitam de telescópios para ser observados, pois são planetas brilhantes e facilmente identificados.
  • Urano e Netuno não são visíveis a olho nu, pois estarão muito próximos ao sol, sendo necessários telescópios para observá-los.

Melhor visibilidade de cada local

Apesar de estar marcado para o dia 28 deste mês, o alinhamento planetário dura vários dias e pode ser visto de diversos pontos do mundo. No Brasil, a observação do fenômeno deve ser melhor a partir do dia 4 de março.

“O evento pode ser visto de vários locais da Terra e isso varia de acordo com o horário e a rotação do planeta”, diz Adam.

Pessoas observam o céu através de telescópio - Metrópoles
Urano e Netuno só poderão ser visto através de telescópio

O que é um alinhamento planetário?

De modo geral, o termo é utilizado para caracterizar quando vários planetas se juntam ao mesmo tempo em um dos lados do sol. Apesar de interessante, cientificamente o alinhamento planetário não tem grande importância.

“Esses eventos de alinhamento planetário são sempre uma oportunidade de aproximar o público do trabalho científico que a gente faz. Os planetas em si não vão ter uma influência direta no dia a dia das pessoas, nem no nosso, mas é sempre uma chance de conseguir dialogar com a sociedade para que eles entendam um pouco o que a gente faz”, esclarece o professor Thiago Signorini Gonçalves, diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?