body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Aurora boreal: por que fenômeno tem sido visto em mais países?

Apesar de ser relativamente comum nos países de maior latitude, recentemente foi possível ver a aurora boreal mais ao sul. Entenda por que

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Tromsø - Noruega
1 de 1 Tromsø - Noruega - Foto: Getty Images

Mundialmente conhecida, a aurora boreal é um fenômeno que ocorre pela interação das partículas emitidas pelo Sol com o campo magnético terrestre. A transformação cria uma exibição de cores que pode ir do verde ao vermelho e até chegar ao roxo. Durante muito tempo, as luzes ficaram restritas a regiões do Ártico, porém, recentemente, mais países têm conseguido enxergar o espectáculo.

“A gente consegue observar essas luzes em países como Finlândia, Canadá, Islândia e alguns outros”, explica o professor de geografia Yan Santana, do Colégio Católica de Brasília. O fenômeno também costuma ocorrer no Alasca, Groenlândia, Noruega, Suécia e Rússia.

“Na parte da Antártida, no hemisfério Sul, também conseguimos ver, porém lá não é aurora boreal e sim austral”, explica o meteorologista e consultor climático Francisco de Assis, que atua em Brasília.

Por que o fenômeno tem sido visto em mais lugares?

Em 2023, a aurora boreal aconteceu em países como China, no Reino Unido, Alemanha, Polônia, França, Hungria, Rússia e Ucrânia. Já ao sul do Equador, as luzes brilharam na Nova Zelândia, Austrália, Nova Gales do Sul e Tasmânia.

“A aparição da aurora boreal em locais incomuns depende da atividade solar. Em situações peculiares, a quantidade de vento solar e o campo magnético podem permitir que o fenômeno seja visto”, conta o doutor em astrofísica e professor Adam Smith Gontijo, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Além disso, Gontijo lembra que, para observar a aurora boreal, o céu precisa estar bem limpo e escuro, e as condições ideais são mais comuns durante o inverno.

Poluição influencia nas cores

Fatores ligados ao aquecimento global e à poluição atrapalham na visualização do céu, logo também dificultam a visualização da aurora boreal. Além disso, podem provocar uma mudança nas cores das luzes.

Fenômeno luzes desconhecidas aurora boreal
Cores da aurora boreal podem ir do verde ao vermelho e até ao roxo

Segundo o doutor em astrofísica, os aspectos podem provocar uma mudança nas cores das luzes. “A poluição ou o aquecimento global podem acabar mostrando luzes, intensidades ou uma quantidade maior da cor do que da outra. Se tiver CO2, você acaba tendo essa coloração mais puxada para o verde ou para o vermelho, se você tiver uma quantidade maior de nitrogênio, você pode visualizar mais o azul e o roxo”, ensina.

É possível ver no Brasil?

Uma vez que o fenômeno acontece na extremidade norte do planeta e o Brasil está localizado na metade sul, é geograficamente impossível visualizar a aurora boreal por aqui.

Em tese, o Brasil está dentro da zona de países que podem receber a aurora austral, fenômeno da mesma natureza da boreal. No entanto, caso ocorra, o fenômeno seria em intensidade muito grande e poderia causar curto-circuitos e apagões.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?