body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vulcões mais antigos do mundo estão no Brasil. Saiba onde

Os vulcões foram formados há aproximadamente 1,9 bilhão de anos e abrigam uma riqueza de minérios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Almannavarnadeild/Anadolu via Getty Images
Península de Reykjanes, na Islândia, registra 6ª erupção de vulcão desde dezembro
1 de 1 Península de Reykjanes, na Islândia, registra 6ª erupção de vulcão desde dezembro - Foto: Almannavarnadeild/Anadolu via Getty Images

O Brasil abriga dois dos mais antigos vulcões do mundo, formados há quase 1,9 bilhão de anos. Eles estão localizados no sul do Pará, entre os rios Tapajós e Jamanxim, e foram descritos pela primeira vez em 2002, em estudos feitos por geólogos da Universidade de São Paulo (USP).

O mais antigo deles é hoje um monte arredondado, com cerca de 200 metros de altura e 1,7 quilômetro de diâmetro. O outro, tem 300 metros de altura.

De acordo com os pesquisadores, debaixo das formações rochosas, a uma profundidade que varia de 100 metros a um quilômetro, há uma riqueza de minérios. Lá, podem existir depósitos de ouro, prata, zinco, cobre e molibdênio.

Antes do estudo realizado pela equipe da USP, acreditava-se que esses minérios existissem apenas em falhas geológicas, mas os pesquisadores descobriram que essas reservas ocorrem também em rochas vulcânicas, como a do sul do Pará.

Imagens de satélite e radar e o estudo da composição das rochas e dos minerais do local mostraram que as duas formações rochosas estão em uma área que ou por intensa atividade vulcânica durante a era Paleoproterozóica e permaneceu ativa por até quase 40 milhões de anos.

Acredita-se que os vulcões espalharam rios de lava e rochas incandescentes por uma área de milhares de quilômetros quadrados que ia do rio Tocantins, ao leste, até o extremo norte do Pará. Hoje, eles estão extintos, camuflados em meio à mata, e não oferecem qualquer risco de erupção.

Vulcões preservador através do tempo

Os vulcões foram encontrados em estado bastante preservado. Eles praticamente não sofreram erosões nem a ação das movimentações da crosta terrestre ao longo do tempo, disseram os pesquisadores quando o artigo foi publicado.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?