body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vozes do oceano: entenda como e por que as baleias cantam

Apesar de não terem cordas vocais como os humanos, as baleias desenvolveram estruturas especializadas para produzir som

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Uma seleção variada de baleias jubarte capturadas nas águas selvagens do Reino de Tonga na temporada de 2019. Metrópoles
1 de 1 Uma seleção variada de baleias jubarte capturadas nas águas selvagens do Reino de Tonga na temporada de 2019. Metrópoles - Foto: Getty Images

Com corpos que podem ultraar os 25 metros de comprimento, as baleias já impressionam só pelo tamanho. Mas, além disso, esses gigantes dos oceanos possuem a curiosa habilidade de “cantar” debaixo d’água. E esses sons, que podem viajar por centenas de quilômetros, têm funções que vão muito além da beleza.

Nem todas as espécies de baleias cantam da mesma forma. Embora todas emitam sons, inclusive cliques e estalos usados para ecolocalização, o que se chama propriamente de canto está mais presente em algumas delas.

“Esse som complexo, estruturado, é mais típico das baleias-jubarte”, explica Hudson Monteiro, professor de biologia do Colégio Marista Champagnat Taguatinga, em Brasília.

A bióloga Marta Fischer, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), destaca que o termo “canto” não se refere apenas à emissão de som.

“O canto é chamado assim porque forma composições de maneira complexa, harmônica e que se repetem, o que lembra uma canção humana”, diz. Já os estalos e assobios, comuns a todas as espécies, estão mais relacionados à ecolocalização, uma forma de navegação e localização de presas em ambientes de baixa visibilidade.

Qual a função do canto das baleias?

Apesar de não terem cordas vocais como os humanos, as baleias desenvolveram estruturas especializadas para produzir som. Uma das hipóteses mais recentes foi publicada na revista Nature em 2024 e observou três espécies: as cordas vocais das baleias vibram contra uma almofada de gordura na laringe, o que permite a geração de sons simultâneos em diferentes frequências.

Segundo Monteiro, as jubartes, por exemplo, usam sacos aéreos nasais localizados na cabeça para manipular o fluxo de ar.

“É um pouco parecido com quando a gente medita e faz um som vibrando com a boca fechada. Só que, no caso das baleias, a vibração não a por cordas vocais, mas por essas estruturas especializadas que permitem que o som se espalhe por grandes distâncias no mar”, detalha o professor.

3 imagens
Baleias-jubarte medem em média 16 metros e pesam mais de 40 toneladas
A temporada de migração das jubartes na Região dos Lagos, que ocorre entre os meses de junho e agosto
1 de 3

Baleias do Ártico têm distinção genética afetada pela caça industrial

Getty Images
2 de 3

Baleias-jubarte medem em média 16 metros e pesam mais de 40 toneladas

Júlio Cardoso/Baleia à Vista
3 de 3

A temporada de migração das jubartes na Região dos Lagos, que ocorre entre os meses de junho e agosto

Reprodução/PF

Os sons têm diferentes funções, dependendo do contexto e da espécie. Entre as jubartes, o canto tem papel direto no acasalamento. “Só os machos cantam, e isso acontece na época reprodutiva, como uma forma de exibição”, ressalta Monteiro.

Em outras situações, as vocalizações ajudam na comunicação entre indivíduos de um grupo, na organização da alimentação ou até na orientação espacial.

Vozes que mudam com o ambiente

A doutora em ecologia Morgana Bruno, professora do curso de ciências biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB), afirma que os sons mais elaborados aparecem principalmente durante a seleção sexual, enquanto vocalizações simples ocorrem o ano todo.

“Como o som se propaga melhor na água e o olfato das baleias não é muito desenvolvido, esse recurso acaba sendo essencial para navegação”, explica a especialista.

As canções variam não apenas de espécie para espécie, mas também de acordo com a região. Baleias que frequentam áreas geográficas parecidas tendem a compartilhar padrões semelhantes de canto, com leves variações.

Já populações isoladas desenvolvem “canções” distintas, como se cada uma tivesse uma espécie de acústica. “É possível detectar o local de origem do canto analisando suas características específicas”, aponta Morgana.

No entanto, esse sistema de comunicação está ameaçado. A crescente poluição sonora nos oceanos, provocada por navios, sonares e atividades industriais, interfere diretamente na emissão e recepção dos sons produzidos pelas baleias.

“A frequência do canto desses animais se sobrepõe quase perfeitamente ao que os humanos produzem”, alerta Morgana. Isso pode dificultar o encontro de parceiros e a navegação. Como solução, ela sugere que as atividades mais ruidosas sejam evitadas nas áreas frequentadas pelas baleias durante as migrações.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?