Fotos: espiral vista no céu da Europa foi causada por foguete de Musk
O fenômeno iluminou o céu do Reino Unido, Suécia, Hungria e Polônia. Cientistas relacionam a espiral a foguete da SpaceX
atualizado
Compartilhar notícia

Uma impressionante espiral nas cores azul e branco foi avistada no céu de vários países da Europa, incluindo Reino Unido, Suécia, Polônia, Hungria e Croácia, na noite da última segunda-feira (24/3).
Segundo meteorologistas e cientistas, o redemoinho iluminado foi causado pelo combustível congelado que caiu de um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
Veja as fotos
No dia da aparição, o Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, anunciou pelas redes sociais que o espetáculo no céu provavelmente havia sido causado por um foguete lançado de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.
Acredita-se que isso faria parte uma missão secreta do Escritório Nacional de Reconhecimento, uma agência de inteligência estadunidense responsável por gerenciar satélites espiões norte-americanos.
Todo esse efeito aconteceu quando o propulsor do veículo espacial liberou combustível. O líquido congelou no espaço, formando vários cristais que refletiram a luz do sol. Como foi formado um redemoinho, é provável que o foguete estivesse girando no momento que soltou o combustível e assim foi criada a espiral.
O fenômeno não representa risco. A visualização depende do horário do lançamento, das condições climáticas e da localização dos observadores.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!