body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Estrelas recém-nascidas são descobertas na Nebulosa de Órion

Imagem do telescópio mostra que estrelas recém-nascidas, batizadas por HOPS 150 e HOPS 153, podem se tornar estrelas maduras

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nasa/ESA/Divulgação
Protoestrelas descobertas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA
1 de 1 Protoestrelas descobertas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA - Foto: Nasa/ESA/Divulgação

Localizadas a cerca de 1,3 mil anos luz da Terra, duas estrelas recém-nascidas foram vistas em nova imagem do Telescópio Espacial Hubble da istração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e da Agência Espacial Europeia (ESA). As protoestrelas (objetos que se tornarão estrelas caso sua massa seja grande o suficiente) foram localizadas no foco de formação estelar chamado de Nebulosa de Órion.

“Com base na quantidade de infravermelho versus outros comprimentos de onda de luz que o HOPS 150 está emitindo, as protoestrelas estão na metade do caminho para se tornarem estrelas maduras”, contam os pesquisadores da ESA na observação publicada em 13 de janeiro.

A Nebulosa de Órion é a região de formação estelar massiva mais próxima da Terra e que abriga centenas de estrelas recém-nascidas. As mais novas candidatas a estrelas foram batizadas de HOPS 150 e HOPS 153.

Como são as estrelas recém-nascidas

Na imagem cedida pela ESA, a HOPS 150 é uma protoestrela que possui brilho vermelho dourado no canto superior direito da imagem, já a HOPS 153 fica no lado esquerdo, representado por um jato estreito e colorido.

A HOPS 150 inclui duas estrelas jovens, criando o que é conhecido como um sistema binário. As duas estrelas orbitam uma à outra e cada uma tem um pequeno disco empoeirado de material do qual se alimentam para abastecer seu crescimento contínuo.

Apesar de ainda serem jovens, foi descoberto que a HOPS 153 é ainda mais nova. “HOPS 153 é um objeto estelar significativamente mais jovem que seu vizinho, ainda profundamente incrustado em sua nebulosa de nascimento e envolto por uma nuvem de gás frio e denso”, disseram autoridades da ESA.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?