body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Fortificações mais antigas do que a Muralha da China são descobertas

Muro fortificado foi construído por volta do ano 800 a.C., enquanto a Muralha da China data da dinastia Qin, entre 221 a.C. e 206 a.C.

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de Grande Muralha da China - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Grande Muralha da China - Metrópoles - Foto: Getty Images

Arqueólogos chineses descobriram a existência de um muro fortificado construído há cerca de 2,8 mil anos, antes da unificação da China. Localizado na província de Shandong, ele foi erguido por volta de 800 a.C. e expandido entre 475 a.C. e 221 a.C.

Primeiramente, a construção possuía 10 metros de largura. Porém, durante o período dos Estados Combatentes — quando sete dinastias disputavam a hegemonia chinesa —, o muro foi expandido para cerca de 30 metros de largura.

A datação foi realizada por meio de radiocarbono em ossos de animais e restos vegetais. Os arqueólogos ainda encontraram vestígios de casas, estradas e trincheiras nas proximidades do local.

A imprensa estatal chinesa afirma que a fortificação estaria ligada à Muralha da China e que a construção dela começou muito depois do que se pensava anteriormente. No entanto, especialistas dizem que o muro não faz parte da Grande Muralha.

Para eles, o muro integra uma série de fortificações regionais construídas antes da dinastia Qin, enquanto a Grande Muralha da China começou a ser erguida apenas no governo de Qin Shi Huang, datado de 221 a.C. e 206 a.C, unificando construções preexistentes.

Foto da estátua de Qu
Estátua de guerreiro e cavalo da dinastia Qin

A descoberta é importante, porque reforça o conhecimento sobre as estratégias militares da China antiga e o papel das fortificações antes da unificação do país.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?