body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Novo mapa revela detalhes de como é a Antártida por baixo do gelo

Mapa descobriu que local com a camada de gelo mais espessa da Antártida fica em Wilkes Land e não na Bacia Astrolabe, como se estimava

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de gelo na Antártida - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de gelo na Antártida - Metrópoles - Foto: Getty Images

Cientistas britânicos criaram um novo mapa, conhecido como Bedmap3, para revelar detalhes da paisagem escondida por baixo do gelo da Antártida. A nova descoberta ajudará os estudiosos a prever os impactos das mudanças climáticas no local. Os resultados foram publicados na revista científica Scientific Data em 10 de março.

Antes de desenvolver o Bedmap3, foram criados o Bedmap1 e o Bedmap2. Os cientistas utilizaram dados dos mapas anteriores, incluindo medições feitas por satélites, aviões, navios e até trenós puxados por cães. No entanto, para refinar ainda mais os resultados anteriores, a equipe também teve o a informações extras relacionadas ao assunto.

Imagem de mapa da Antártida sem gelo - Metrópoles
O mapa da Antártida sem gelo feito pelos pesquisadores mostra que parte do continente está debaixo d’água

Já para mapear o leito rochoso e estimar a espessura da camada de gelo acima dele, os estudiosos usaram medições de radar, sísmicas e gravidade. Assim, foi possível descobrir uma mudança do local com a camada de gelo mais espessa do continente. De acordo com o novo mapa, um cânion localizado em Wilkes Land possui cerca de 4,8 km de espessura, superando os quase 4,7 quilômetros da Bacia Astrolabe.

“Em geral, ficou claro que a camada de gelo da Antártida é mais espessa do que imaginávamos originalmente e tem um volume maior de gelo apoiado em um leito rochoso abaixo do nível do mar”, explicou o coautor do estudo Peter Fretwell , especialista em mapeamento e diretor de informações geográficas do British Antarctic Survey (BAS), em comunicado a imprensa.

Todas essas informações levam a crer que a Antártida está mais vulnerável ao aquecimento global do que se pensava anteriormente, já que grande parte do gelo está abaixo do nível do mar, tornando-o mais suscetível ao derretimento pela água quente do oceano. Esse processo poderia contribuir significativamente para a elevação do nível do mar, impactando regiões costeiras em todo o mundo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?