body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tábua de 4 mil anos mostra primeira reclamação de cliente da história

A primeira reclamação de cliente da história foi feita em um tábua de argila na Idade do Bronze. O cliente protestava pela venda de um cobre

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geni/Wikimedia Commons
Imagem colorida de tábua de argila usada para a primeira reclamação de cliente da história - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de tábua de argila usada para a primeira reclamação de cliente da história - Metrópoles - Foto: Geni/Wikimedia Commons

Há quase quatro mil anos, na antiga Mesopotâmia, um homem chamado Nanni ficou insatisfeito com a qualidade do cobre que comprou e decidiu escrever uma reclamação formal ao vendedor, conhecido como Ea-nāṣir. O “Reclame aqui” da época foi feito em um tábua de argila da Idade do Bronze e é reconhecida como a reclamação de cliente mais antiga do mundo.

Nanni fez o texto na escrita cuneiforme, que era típica da época, e o enviou por meio de um mensageiro. Obviamente, não existiam aplicativos de mensagem e reclamações, cartas e textos em geral eram enviadas aos destinatários através de outras pessoas.

O cobre era essencial para a produção do bronze, liga metálica que deu nome à Era. Por isso, os pesquisadores acreditam que discussões mais acaloradas em torno da comercialização do recurso eram comuns.

Imagem colorida de fios de cobre - Metrópoles
A comercialização do cobre foi o motivo da primeira reclamação de um cliente da história

No texto de reclamação, Nanni não poupou palavras e não desperdiçou nenhum centímetro da tábua de argila — as queixas cobriam a frente e o verso do objeto. Ela possui 11,6 cm de altura e 5 cm de largura. Sua tradução foi realizada pelo assiriologista Adolf Leo Oppenheim e publicada no livro Letters from Mesopotamia, em 1967.

Na escrita, é possível perceber que Ea-nāṣir não apenas vendeu um produto de qualidade duvidosa, mas também destratou os mensageiros enviados por Nanni. A carta dizia que o vendedor já havia recebido o pagamento, porém se recusava a devolver o dinheiro ou resolver o problema.

O mais curioso é que o comerciante não tinha uma boa fama com outros clientes, já que escavações feitas na cidade de Ur, no Iraque, encontraram vários protestos endereçados ao empresário.

Veja a mensagem de Nanni

“Você colocou lingotes [de cobre] que não eram bons diante do meu mensageiro e disse: ‘Se você quiser pegá-los, pegue-os; se não quiser pegá-los, vá embora’! Enviei mensageiros, cavalheiros como nós, para recolher a bolsa com meu dinheiro (depositado com você), mas você me tratou com desprezo, enviando-os de volta de mãos vazias várias vezes. Há alguém entre os mercadores que negociam com Tilmun que me tratou dessa maneira? Você sozinho trata meu mensageiro com desprezo! Agora cabe a você devolver o dinheiro para mim integralmente. Tome conhecimento de que, de agora em diante, não aceitarei aqui nenhum cobre seu que não seja de boa qualidade. Eu, de agora em diante, selecionarei e pegarei os lingotes individualmente em meu próprio quintal”, escreveu o cliente.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?