body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Cardiologista explica a relação entre colesterol alto e hipertensão

Ambas as doenças estão intimamente ligadas ao estilo de vida do indivíduo, segundo a cardiologista Mariana Leite Salviano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração de sistema cardiovascular - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de sistema cardiovascular - Metrópoles - Foto: Getty Images

Quando elevadas, as taxas de colesterol são motivo de alerta para as pessoas, visto que podem aumentar o risco cardiovascular, ou seja, as chances de se ter algum evento como infarto do miocárdio, AVC ou morte súbita.

De acordo com a cardiologista Mariana Leite Salviano, os níveis de colesterol podem ser identificados por meio de um exame de sangue chamado lipidograma completo. Ele pode ser colhido em jejum ou não.

Após o diagnóstico de colesterol alto, o paciente deve iniciar um tratamento com um especialista, sendo medicamentoso (geralmente com as estatinas) ou não medicamentoso (com mudança no estilo de vida, incluindo uma dieta com menos alimentos ricos em gorduras saturadas e atividades físicas regulares), dependendo de cada caso.

Exame de sangue de colesterol - Metrópoles
Os níveis de colesterol podem ser identificados por meio de um exame de sangue chamado lipidograma completo

O que nem todos sabem é que altos níveis de colesterol podem gradualmente obstruir artérias, o que dificulta o fluxo sanguíneo. Isso aumenta, inclusive, a probabilidade de pressão alta (ou hipertensão).

Hipertensão

Segundo a médica, a hipertensão é uma doença crônica — em sua maioria assintomática — que cursa com níveis persistentemente elevados de pressão sanguínea dentro das artérias. “Hoje, consideramos hipertensão a pressão arterial acima de 140×90 mmHg medidas em duas ocasiões diferentes”, informa.

Mariana ressalta que a doença é silenciosa e seu diagnóstico é realizado aferindo a pressão arterial com um profissional de saúde qualificado. “Na maioria das vezes, os pacientes que têm sintomas já se relacionam a lesões de órgão alvo como coração, rins ou cérebro”, fala.

“O tratamento de hipertensão, assim como o de colesterol alto, engloba mudança do estilo de vida. A perda ponderal é um importante fator para um melhor controle pressórico”, afirma a especialista.

Jovem medindo pressão de senhora - Metrópoles
A hipertensão é uma doença crônica que cursa com níveis persistentemente elevados de pressão sanguínea dentro das artérias

Já do ponto de vista medicamentoso, hoje, há diversas classes disponíveis, cabendo ao cardiologista escolher a melhor medicação para o tratamento de forma individualizada.

Colesterol alto e hipertensão

Conforme Mariana Leite pontua, ambas as doenças (dislipidemia e hipertensão) estão intimamente ligadas ao estilo de vida da pessoa. “Claro que há outras causas, como hereditariedade e outras doenças que cursam com hipertensão de forma secundária”, ressalta.

Segundo ela, os fatores de risco dos dois quadros se assemelham, como sedentarismo, obesidade e má qualidade alimentar.

Ela ainda comenta sobre a síndrome metabólica, condição que se caracteriza pelo excesso de gordura abdominal, na qual a hipertensão arterial e a dislipidemia são critérios diagnósticos, mostrando sua grande correlação.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?