Chá ajuda a emagrecer e melhora a circulação e a saúde do coração
Nutricionista cita as propriedades do chá que contribui para a saúde do coração por diminuir o risco de problemas cardiovasculares
atualizado
Compartilhar notícia

Quando o assunto é melhorar a saúde do coração, há infusões que podem ser definidas como um “santo remédio”. É o caso do chá branco que, segundo o nutricionista Guilherme Lopes, também fortalece o sistema imunológico e auxilia na perda de peso, além de ajudar na concentração.
Rica em antioxidantes, a infusão soma propriedades anti-inflamatórias e contribui para a saúde da pele, conforme esclarece o especialista: “É fonte de catequinas, flavonoides e polifenóis, compostos que combatem os radicais livres, reduzem inflamações e melhoram a circulação sanguínea.”
Pós-graduado em nutrição clínica funcional, Guilherme acrescenta quanto ao chá branco trazer na composição de L-teanina, “um aminoácido que ajuda na concentração e no relaxamento”. Com relação à bebida contribuir com o emagrecimento, o nutricionista tece as explicações.
“O chá branco tem cafeína e catequinas, que estimulam o metabolismo e ajudam na queima de calorias. Além disso, tende a inibir a formação de novas células de gordura, auxiliando no controle do peso”, explica o especialista.
Saúde do coração
De acordo com o pós-graduado em nutrição clínica funcional, esse chá, por integrar ativos com potencial antioxidante — flavonoides e polifenóis —, “ajuda a reduzir a inflamação, controla os níveis de colesterol e melhora a circulação sanguínea, consequentemente, diminuindo o risco de problemas cardiovasculares.”

Modo de preparar o chá branco
- Para preparar o chá, aqueça 250 ml de água até cerca de 80°C.
- Antes da água levantar fervura, adicione uma colher de chá das folhas secas de chá branco.
- Deixe em infusão por cinco a sete minutos.
- Depois só coar e beber.
Guilherme argumenta que o consumo diário da bebida “pode ser benéfico”. Ele complementa: “Mas com moderação, especialmente para quem é sensível à cafeína”. Como o chá tende a interferir na absorção de ferro, pacientes com anemia precisam evitar a ingestão. “Não é recomendado”, pontua o nutricionista.
“Por conter cafeína, a infusão deve ser evitada por pessoas com insônia, ansiedade ou sensibilidade a estimulantes. Já gestantes e lactantes devem consumir com moderação”, reitera o especialista. Caso queira potencializar os efeitos termogênicos do chá branco, Guilherme indica “adicionar gengibre ou um pouco de limão”.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.