Chef ensina truque de como usar o óleo para fazer uma pipoca crocante
Tem dúvidas sobre como fazer pipoca com óleo? O chef e influenciador de assuntos de gastronomia João Felippe ensina uma tática
atualizado
Compartilhar notícia

Após descobrir que é preciso deixar o milho de pipoca na água até ficar turva, a coluna Claudia Meireles foi atrás novamente do chef e influenciador de assuntos de gastronomia João Felippe. Desta vez, o ex-participante do programa Masterchef Brasil ensinou uma tática preciosa sobre o uso do óleo no preparo do alimento.
De acordo com o chef, não se deve usar óleo frio na hora de fazer a pipoca. “Sempre aqueça o óleo por, no mínimo, um minuto antes de colocar todo o milho na a”, aconselha. João Felippe prossegue: “Desligar o fogo no tempo certo também evita que o alimento queime ou que os grãos não estourem.”
O influenciador de gastronomia recomenda “tampar a a deixando uma pequena fresta”. Segundo o chef, esse truque evita que o vapor fique preso na a. “Deixa a pipoca mais crocante”, ressalta o ex-Masterchef.
Sal
Caso acumule interrogações a respeito de quando adicionar o sal à pipoca — se direto no óleo antes de colocar o milho na a ou quando o alimento estiver pronto —, João Felippe destaca que a segunda alternativa é a correta.
“Depois que a pipoca estiver pronta, pois se colocar o sal no óleo, pode queimar e alterar o sabor”, recomenda o influenciador de gastronomia.
Conforme o chef, um modo de adicionar o sal é dissolvê-lo em um pouco de manteiga derretida e regar sobre a pipoca. “Mais isso é só uma forma”, salienta.

Na entrevista, João Felippe revela qual método adota: “Eu mesmo prefiro colocar o sal assim que o milho estoura. Ainda dentro da a, onde ainda há umidade para que o sal grude”.
Relembre
Anteriormente em conversa com a coluna, João Felippe explicou que antes de colocar o milho de pipoca na a, é preciso deixá-lo em um copo de água, que deverá ficar turva. Essa ação tem por objetivo “hidratar” os grãos.
- Deixe os grãos de milho hidratando em água por cerca de 15 minutos.
- Misture com uma colher para garantir que todos fiquem bem envoltos de água.
- Escorra bem e se desejar, seque com um pano.
- Aqueça uma a com óleo suficiente para cobrir o fundo ou manteiga derretida.
- Aqueça o óleo por 1 minuto e então coloque o milho — importante lembrar que não pode misturar água com óleo quente.
- Misture um pouco para a gordura pegar em todos os grãos e tampe a a.
- Mexa de vez em quando para distribuir o calor e evitar queimar.
- Quando o intervalo dos estouros for superior a 3 segundos, desligue o fogo e aguarde mais 1 ou 2 minutos com a a tampada para os grãos finais estourarem.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.