body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Colágeno: 4 hábitos diários que impulsionam a produção natural

A coluna conversou com uma especialista em beleza para entender quais hábitos podem impactar na produção natural de colágeno. Veja!

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Colágeno
1 de 1 Colágeno - Foto: Getty Images

O colágeno é uma das proteínas mais importantes para a saúde da pele, cabelos e articulações. No entanto, sua produção natural começa a diminuir a partir dos 25 a 30 anos, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e enfraquecimento dos tecidos. Embora ninguém escape da redução do ativo com o ar dos anos, é possível manter níveis adequados focando em mudanças simples e significativas no dia a dia.

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a biomédica Melissa Brum listou quatro ajustes na rotina que podem ajudar a preservar e estimular a síntese da proteína.

Entenda

  • O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Além de garantir uma pele mais radiante, ela também contribui para o fortalecimento dos ossos.
  • De acordo com a especialista, o envelhecimento não é o único “vilão” da produção de colágeno. Fatores externos, como exposição excessiva ao sol sem proteção, alimentação pobre em nutrientes, tabagismo, consumo excessivo de açúcar e estresse, aceleram a degradação.
  • A especialista ainda emenda que garantir a suplementação de colágeno, por meios naturais ou estratégias em consultórios, não interrompe o processo natural do envelhecimento, apenas o retarda.

Saiba como os hábitos diários podem ajudar a estimular a produção de colágeno

A primeira mudança listada pela biomédica Melissa Brum está na alimentação. De acordo com ela, a ingestão de nutrientes adequados no dia a dia é um dos pilares para garantir uma produção ativa de colágeno. Por ser uma proteína, a expert indica investir em boas fontes desse grupo alimentar, como carnes magras, ovos e leguminosas.

5 imagens
Consumo de morangos melhora a textura da pele
O kiwi é rico em nutrientes essenciais para o corpo
As leguminosas oferecem diversos nutrientes e ajudam a emagrecer
Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo
1 de 5

A banana é uma fruta nutritiva rica em potássio, fibras, vitamina C, vitamina B6 e magnésio. Esses nutrientes oferecem benefícios para a saúde

Getty Images
2 de 5

Consumo de morangos melhora a textura da pele

Getty Images
3 de 5

O kiwi é rico em nutrientes essenciais para o corpo

Getty Images
4 de 5

As leguminosas oferecem diversos nutrientes e ajudam a emagrecer

Getty Images
5 de 5

Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo

Getty Images

“Uma combinação poderosa para estimular a produção de colágeno é ingerir proteínas de boa qualidade associadas à vitamina C e antioxidantes, presente em frutas cítricas como o morango e kiwi. Quando consumimos juntos notamos que há uma ajuda na neutralização dos radicais livres responsáveis pela degradação do colágeno”, revela Melissa Brum.

O zinco, encontrado em castanhas e sementes, e o silício, presente na aveia e na banana, também são opções que fazem parte das dicas da expert em beleza. As duas vitaminas vão auxiliar no combate da flacidez e perda de elasticidade da pele, bem como fortalecer os ossos e as articulações.

Rotina de cuidados com a pele

Como dito anteriormente, os fatores externos também são responsáveis por “destruir” a produção de colágeno natural do organismo. Para Melissa, a exposição excessiva ao raios solares sem proteção é um dos principais agentes que aceleram o envelhecimento da tez.

“Manter uma rotina de skincare é essencial para minimizar os impactos da redução de colágeno no corpo. Além do uso de protetor solar diária para prevenir os prejuízos causados pelos raios UV, a hidratação adequada irá manter a pele firme e elástica”, comenta.

4 imagens
A limpeza da pele é essencial para remover impurezas, excesso de oleosidade e maquiagem
Cuidar da pele diariamente garante uma boa textura e previne o envelhecimento
Diversos princípios ativos podem ser usados no skincare
1 de 4

Cuidados com a pele

Alto Astral/Reprodução
2 de 4

A limpeza da pele é essencial para remover impurezas, excesso de oleosidade e maquiagem

Pexels
3 de 4

Cuidar da pele diariamente garante uma boa textura e previne o envelhecimento

Getty Images/Halfpoint Images
4 de 4

Diversos princípios ativos podem ser usados no skincare

Aleksandra Shamomina/EyeEm/Getty Images

Em uma rotina completa para cuidados com a pele, Melissa sugere incorporar o uso de antioxidantes tópicos.

“Eu recomendo o uso de vitamina C nesses protocolos, por conta de sua ação no combate aos radicais livres e para o estímulo da produção de colágeno. Outro produto que não pode ficar de fora da lista é o retinol, um derivado da vitamina A, que vai atuar na renovação celular, promovendo a síntese dessa proteína e reduzindo sinais de envelhecimento”, revela Melissa Brum.

Mantenha a qualidade do sono e istre o estresse!

Com o estresse da rotina, é essencial ter momentos de descanso

O sono de qualidade é outro aspecto essencial para garantir o equilíbrio geral do organismo. Quando se trata da produção da proteína, a especialista revela que uma boa noite de sono, além de manter o bem-estar físico e mental, também vai ajudar o corpo a realizar processos de reparação celular, incluindo a síntese de colágeno.

“O estresse crônico, por outro lado, pode ser um grande inimigo. O excesso de cortisol – hormônio liberado em situações de estresse – contribui para a degradação do colágeno, acelerando o envelhecimento da pele e enfraquecendo os tecidos conjuntivos. Por isso, controlar o estresse por meio de técnicas como meditação, exercícios e uma boa alimentação é fundamental para manter a pele jovem por mais tempo”, comenta.

Uso de suplementação

Foto colorida - Mão mexendo pó branco dentro de um copo transparente com líquido branco com colher dourada
Colágeno hidrolisado a pelo processo de hidrólise, que quebra o colágeno em cadeias menores

Para aqueles que recorrem a suplementos a fim de estimular a produção do ativo, Melissa indica os que têm em sua composição o colágeno hidrolisado. Embora seja popular, a especialista esclarece que o produto não estimula diretamente a produção do colágeno tipo 1, essencial para a sustentação da pele.

“Para esse estímulo, é necessário recorrer a procedimentos com bioestimuladores injetáveis, como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio, que atuam diretamente na ativação dos fibroblastos, responsáveis pela produção do colágeno. A intervenção precisa ter o encaminhamento de um especialista da área”, conclui.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?