Confira 3 chás que aceleram o metabolismo e ajudam a queimar gordura
A coluna entrevistou o médico pós-graduado em nutrologia Renato Lobo. O especialista cita as 3 bebidas e explica como elas agem no organismo
atualizado
Compartilhar notícia

O corpo humano funciona como uma engrenagem, na qual tudo está interligado. Nesse sentido, aspectos como um maior percentual de gordura somado a um menor índice de massa muscular tendem a tornar o metabolismo lento. Além de procurar um médico para descobrir a causa da condição de saúde, o indivíduo pode consumir três chás para ajudar a acelerar esse processo do organismo.
De acordo com o médico Renato Lobo, ingerir os chás verde, mate e de camomila acelera o metabolismo e pode contribuir para a queima de gordura. Pós-graduado em nutrologia e medicina do esporte, o especialista explica como essas três infusões agem no organismo.
“Tanto o chá verde quanto o mate estimulam o aumento do gasto energético por meio do receptor de potencial transitório vaniloide (TRPV). Ou seja, os chás estimulam esse receptor que acelera o metabolismo”, menciona Renato.
O médico pontua que os chás verde e mate também dispõem de efeito anti-inflamatório. “Reduz a inflamação e você otimiza a queima de gordura. O corpo sai de um estado de emergência e fica mais apto a queimar gordura”, endossa.
Com relação ao chá de camomila, o especialista em nutrologia salienta que a bebida tem uma substância chamada apigenina, composto com propriedades capazes de retardar o envelhecimento e diminuir a inflamação. Outro benefício de consumir essa infusão é por melhorar o sono e, consequentemente, otimizar o emagrecimento.

“Em alguns casos, utilizamos algumas estratégias como tomar o chá de camomila à noite, sem açúcar, só para ‘esquentar o estômago’, para enganar um pouco a fome e a pessoa não precisar comer algo mais calórico”, cita Renato Lobo. Ele orienta que a ingestão da bebida deva ser feita no período noturno.
Como os chás mate e verde são “estimulantes”, o médico faz a seguinte orientação: “Indico consumir até meio litro por dia, durante a manhã e tarde. Essas bebidas não atrapalham a digestão nem a absorção de nutrientes, então é uma opção para substituir o café”.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.