Descubra 3 alimentos que “aumentam” minutos a sua vida após o consumo
Uma pesquisa dos Estados Unidos listou alimentos que prolongam a expectativa de vida. Especialistas explicaram as propriedades de cada um
atualizado
Compartilhar notícia

Quem acompanha diariamente as notícias da Claudia Meireles notou que o hiperfoco é longevidade. Entre as publicações, constam qual bebida ajuda a viver mais e melhor; e dois suplementos com comprovação científica capazes de contribuir para uma vida mais longa e saudável. Agora, é a vez de trazer os detalhes de estudo que mostrou alimentos com potencial de aumentar minutos à expectativa de vida.
Desenvolvida na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e publicada na revista acadêmica Nature, a pesquisa foi intitulada como Pequenas mudanças dietéticas específicas podem produzir ganhos substanciais para a saúde humana e para o ambiente. O estudo também lista alguns alimentos que fazem “perder” minutos de vida após serem consumidos.
Com relação aos alimentos benéficos, o primeiro citado é a banana. Quem consome a fruta tende a aumentar 13 minutos e meio a expectativa de vida. Em entrevistas anteriores à coluna, a nutricionista Cibele Santos destacou que esse alimento fornece ao corpo nutrientes essenciais. “É rica em potássio, fibras e vitaminas, sendo uma excelente fonte de energia”, salientou.
Outro alimento mencionado na pesquisa é o salmão assado. A ingestão prolonga a vida em 16 minutos. De acordo com o médico endocrinologista Maurício Yagui Hirata, é preciso ter atenção quanto à origem e produção do peixe, pois há opções disponíveis à venda que se alimentaram de ração e receberam antibióticos e indutores de crescimento, além de corante para a mudança de cor.

Segundo o especialista, o salmão selvagem é uma opção ideal, por ser um peixe que cresceu em mar aberto, obteve alimentação de fontes naturais e não recebeu aditivos para mudar de cor. Esse tipo dispõe de proteína de alta qualidade e teor significativo de ômega 3, vitaminas e sais minerais. Outra vantagem do consumo envolve o baixo índice de colesterol.
As nozes foram listadas como o terceiro alimento do estudo da Universidade de Michigan. Comer 30 gramas tende a adicionar 26 minutos à expectativa de vida. Conforme a nutricionista Laura de Souza Silva havia pontuado anteriormente, essa oleaginosa tem ômegas 3, 6 e 9 na composição, o que ajuda a reduzir o colesterol ruim. A circulação sanguínea e a saúde cerebral, em especial os neurônios, são beneficiadas após a ingestão.

Alimentos prejudiciais
A pesquisa publicada na revista Nature mostrou alimentos que “eliminam” minutos de vida. Confira!
- Comer um cheeseburger duplo encurta a expectativa de vida em torno de nove minutos.
- Asinhas de frango fazem viver menos três minutos e trinta segundos.
- Uma porção de queijo pode diminuir em mais de um minuto de vida.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.