body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Estudo aponta chá considerado um “Ozempic natural”; veja qual

Novo estudo descobriu que esse chá tem efeitos semelhantes aos medicamentos de semaglutida, como Ozempic e Wegovy; entenda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de chá e ervas na mesa
1 de 1 Imagem colorida de chá e ervas na mesa - Foto: Getty Images

Medicamentos de semaglutida, como Ozempic e Wegovy, se popularizaram por tratarem a diabetes e, de forma off label, também ajudarem a emagrecer. Devido à grande demanda por essa substância, cientistas iniciaram pesquisas e descobriram que o chá de erva-mate pode ajudar as pessoas a reduzirem as medidas de forma semelhante aos fármacos.

Entenda

  • Novo estudo, realizado na Brigham Young University e publicado na revista Nutrients, descobriu que a erva-mate faz o corpo se comportar de forma semelhante ao que ocorre com medicamentos semaglutida.
  • No estudo, cobaias receberam erva-mate por quatro semanas. No final, os animais estavam com níveis mais altos de GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon) no sangue.
  • De acordo com a médica Cíntia do Couto, o GLP-1 é um hormônio intestinal que desempenha um papel fundamental na regulação do apetite e do metabolismo da glicose.
  • Medicamentos como o Ozempic “imitam” a ação desse GLP-1 natural para gerar saciedade, redução do apetite e, consequentemente, perda de peso.
  • Segundo os autores do estudo, os resultados sugerem que o chá pode ser promissor para o tratamento de distúrbios metabólicos.
3 imagens
Estudo afirmou que a erva-mate tem efeitos semelhantes ao do Ozempic
A Erva-mate é muito usada para fazer chimarrão
1 de 3

Remédios semaglutida são usados para o tratamento de sobrepeso e obesidade

Getty Images
2 de 3

Estudo afirmou que a erva-mate tem efeitos semelhantes ao do Ozempic

Getty Images
3 de 3

A Erva-mate é muito usada para fazer chimarrão

Getty Images

Médica brasileira opina sobre o estudo

Para a médica Cíntia do Couto, os resultados descritos acima são interessantes por indicarem um possível efeito da erva-mate na regulação de vias metabólicas que excretam GLP-1. Apesar disso, ela alertou que a planta não substitui o Ozempic ou o Wegovy.

“É essencial ter cautela ao comparar a erva-mate diretamente com medicamentos como a semaglutida. Os estudos foram feitos em animais, e ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar esses efeitos em humanos, especialmente no contexto de emagrecimento”, defende.

Chá de erva-mate e emagrecimento

Mesmo a infusão da planta não sendo uma substituta aos tratamentos médicos, Cíntia do Couto destaca que a erva-mate pode “ter um papel coadjuvante na alimentação equilibrada e no controle do apetite”.

Segundo a médica, além do potencial efeito na regulação do apetite, a planta tem propriedades termogênicas. “Ela contém bioativos, como cafeína e saponinas, que podem estimular o metabolismo e contribuir para um maior gasto energético”, diz.

Cíntia do Couto destaca, por fim, que a erva-mate pode influenciar hormônios ligados à saciedade, o que pode ajudar no controle do peso, conforme já foi mostrado em outros estudos.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?