body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Filipe Assis revela detalhes da exposição ABERTO4 que movimenta Paris

Idealizador da plataforma ABERTO, o consultor de arte Filipe Assis compartilha o processo de desenvolvimento da exposição ABERTO4, em Paris

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ginevra Formentii/Imagem cedida ao Metrópoles
Foto colorida de homem com blusa preta. Ele está em pé - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem com blusa preta. Ele está em pé - Metrópoles - Foto: Ginevra Formentii/Imagem cedida ao Metrópoles

Quando fundou a plataforma inovadora ABERTO em 2021, o consultor de arte Filipe Assis tinha por objetivo difundir a arte, o design e a arquitetura do Brasil em espaços modernistas icônicos tanto dentro da fronteira verde-amarela quanto além dela. Se um dos objetivos era internacionalizar as criações artísticas que carregam o “selo” brasileiro, o idealizador da iniciativa a a concretizar esse propósito em Paris, na França, com o lançamento da exposição ABERTO4, na Maison La Roche, nessa terça-feira (13/5).

À coluna Claudia Meireles, Filipe — que também é curador da mostra — compartilha que a ABERTO “nasceu com o objetivo de promover o diálogo entre arte, design e arquitetura em espaços modernistas de relevância histórica”. E a Maison La Roche oferece essa importância, afinal é um ícone modernista e dispõe do título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A casa parisiense também tem relação intrínseca com o arquiteto Le Corbusier (1887-1965).

Foto colorida de homem em espaço com obras de arte - Metrópoles
Filipe Assis em um dos espaços da Maison La Roche
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
Detalhes das esculturas que compõem a mostra

ABERTO4

Intitulada ABERTO4 — por ser a quarta edição do projeto —, a exposição celebra o elo entre Le Corbusier e a arquitetura modernista brasileira. Inclusive, esse vínculo foi levado em consideração para a seleção dos artistas da mostra. Os curadores — Filipe Assis, Lauro Cavalcanti, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli — escolheram 30 nomes que evidenciam em seus trabalhos o expressivo legado deixado pelo arquiteto franco-suíço.

De acordo com o fundador da ABERTO, a seleção dos nomes “partiu da afinidade” entre as pesquisas dos artistas e a arquitetura, as formas e os conceitos que a exposição pretendia explorar. “O objetivo não foi adaptar à força os trabalhos ao tema, mas identificar diálogos já existentes entre as práticas desses artistas e o universo de Le Corbusier — seja pelo uso da cor, das estruturas, da espacialidade ou da ideia de habitação”, detalha o consultor de arte.

Foto colorida de um homem e duas mulheres em pé em um espaço com paredes coloridas - Metrópoles
Três dos quatro curadores da exposição: Filipe Assis, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
A exposição teve início nessa terça-feira (13/5)

Filipe revela que alguns dos artistas foram convidados a criar obras inéditas, mas que respeitassem a própria linguagem e estimulassem novas conexões com o legado do arquiteto franco-suíço e com o espaço, no caso, a Maison La Roche. “Beatriz Milhazes, por exemplo, desenvolveu uma colagem inspirada nas colagens do arquiteto; Luisa Matsushita trabalhou com paletas de cor derivadas de Le Corbusier; e Sandra Cinto criou uma obra site-specific para o local”, cita.

Cerne da exposição, Le Corbusier também aparece como artista. Ao longo da ABERTO4, o público fica frente a frente com pinturas e esculturas que evidenciam a “visão multifacetada” do arquiteto. De 1963, a obra Main Ouverte (Mão Aberta, em tradução livre) compõe a mostra. Outro trabalho dele exposto na Maison La Roche é o quadro batizado de Nature morte Vézelay, de 1939. A criação, inclusive, foi poucas vezes exibida ao público.

Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
A exposição fica aberta ao público até 8 de junho
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
As obras celebram o legado do arquiteto franco-suíço Le Corbusier

“Referência fundamental”

Questionado sobre o porquê de Le Corbusier ser a grande inspiração — e homenageado — da ABERTO4, Filipe Assis explica que o artista é “uma referência fundamental para a arquitetura moderna mundial e, em particular, para o desenvolvimento do modernismo brasileiro.” O consultor de arte destaca que o franco-suíço colaborou no projeto do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro. Outro marco do arquiteto envolveu o contato direto com Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

“Para aprofundar esse contexto, convidamos Lauro Cavalcanti, diretor da Casa Roberto Marinho e especialista no tema [Le Corbusier], autor de obras essenciais sobre a arquitetura moderna no Brasil. No núcleo artístico, a curadoria da ABERTO convidou artistas brasileiros contemporâneos a criarem obras inéditas em diálogo com a arquitetura de Le Corbusier e o espaço da Maison La Roche”, relata o curador em conversa com a coluna.

Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
Alguns artistas desenvolveram obras inéditas
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
Ao todo, 30 artistas participam da ABERTO4

Entrelaçados

Na avaliação de Filipe, tudo se entrelaça na ABERTO4, pois a Fondation Le Corbusier é a responsável pela istração da Maison La Roche. “A casa, originalmente pertencente ao banqueiro suíço Raoul La Roche, foi doada à fundação nos anos 1960, e todas as autorizações para exposição precisaram ser obtidas diretamente com eles”, confidencia. O idealizador da plataforma para difundir a arte brasileira salienta que as tratativas para levar a exposição ao espaço parisiense exigiram os mínimos detalhes.

“A negociação foi extensa e cuidadosa junto à Fondation Le Corbusier. O processo levou meses, mas a proposta de revelar as conexões entre Le Corbusier e o Brasil, tema central da mostra, despertou o interesse da fundação, que acabou aprovando o projeto”, enfatiza. Para Filipe Assis, a plataforma ABERTO ter no portfólio uma exposição na Maison La Roche é “um o importante na internacionalização do projeto”. “Isso amplia o alcance da arte brasileira e fortalece o intercâmbio cultural”, analisa.

Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
A plataforma ABERTO tem por objetivo difundir a arte, a arquitetura e o design brasileiro
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
Trabalhos de artistas brasileiros estão à mostra na Maison La Roche, em Paris

“Levar a exposição para a Maison La Roche, em Paris, é uma oportunidade de evidenciar a influência de Le Corbusier sobre nomes como Lucio Costa e Oscar Niemeyer, e como essa influência reverberou no modernismo brasileiro, inclusive nas artes visuais”, endossa. Conforme o consultor de arte, a ABERTO4 integra a Saison Brésil- 2025, um intercâmbio cultural que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.

“Criar pontes”

Filipe descreve como “oportunidade estratégica” participar do Saison Brésil- 2025. No ponto de vista dele, firmar essa parceria possibilita difundir a cultura brasileira na França, promover um entendimento mais profundo sobre a arte, o design e a arquitetura do Brasil. “Além disso, obtêm destaque as influências mútuas entre as culturas e há a valorização do legado da arquitetura sa no Brasil”, reforça o idealizador da plataforma ABERTO.

Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
Filipe Assis explica detalhes da mostra ABERTO4
Foto colorida de homem com blusa preta. Ele está em pé - Metrópoles
Filipe Assis é o idealizador da plataforma ABERTO e curador da exposição
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
As criações dialogam com o trabalho feito por Le Corbusier

Embora a ABERTO mantenha a atuação no Brasil — em São Paulo e em outras cidades —, o fundador da iniciativa ressalta que, simultaneamente, não medirá esforços para consolidar “a presença internacional” do projeto. A princípio, ele almeja fazer edições regulares no exterior. “Estabelecer diálogos com diferentes culturas e contextos arquitetônicos. O objetivo é criar pontes entre o Brasil e o mundo, aproximando o público internacional da produção artística e arquitetônica nacional”, finaliza Filipe.

Exposição

Lançada nessa terça-feira (13/5), a exposição fica aberta ao público até 8 de junho. A seguir, confira a lista das galerias e dos artistas participantes da mostra:

  • Galerias: Mendes Wood DF; Almeida & Dale; Mennour; Fortes D’Aloia & Gabriel; Nara Roesler; e Luisa Strina.
  • Artistas: Aluísio Carvão; Amilcar de Castro; Anna Maria Maiolino; Antônio Tarsis; Beatriz Milhazes; Cícero Dias; Erika Verzutti; Hélio Oiticica; Juan Araujo; Lais Amaral; Le Corbusier; Liuba Wolf; Luísa Matsushita; Luiz Zerbini; Lygia Clark; Lygia Pape; Marcius Galan; Maria Klabin; Maria Martins; Marina Simão; Mauro Restiffe; Milton Dacosta; Mira Schendel; Roberto Burle-Marx; Sandra Cinto; Sergio Camargo; Sidival Fila; Sonia Gomes; Sophia Loeb; e Tunga.
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
O universo de Le Corbusier aparece na construção dos trabalhos artísticos
Foto colorida da exposição ABERTO4 na Maison La Roche - Metrópoles
A Fondation Le Corbusier é a responsável pela istração da Maison La Roche, onde ocorre a exposição

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?