Médica aponta qual é o melhor chá anti-inflamatório para a gripe
A médica Elodia Ávila elege o chá com propriedades capazes de aliviar a gripe e os sintomas desencadeados pelo quadro de saúde
atualizado
Compartilhar notícia

Quem tem a imunidade baixa costuma ser “bombardeado” com gripe e resfriados ao longo das estações de frio, como o outono. O sistema imunológico não responde bem às oscilações de temperatura, e o resultado são as infecções virais do trato respiratório. Com o aumento de casos gripais, a coluna Claudia Meireles perguntou a uma médica sobre qual é o melhor chá para esses quadros de saúde.
De acordo com Elodia Ávila, o melhor chá para gripe costuma ser o de gengibre com limão e mel, por combinar propriedades anti-inflamatórias, antivirais e expectorantes que ajudam a aliviar sintomas como dor de garganta, tosse e congestão nasal. “Essa combinação é uma das mais completas e bem toleradas pela maioria das pessoas”, explica a profissional.
Ao “destrinchar” o chá, Elodia cita os benefícios de cada um dos ingredientes:
- Gengibre: tem ação anti-inflamatória e termogênica, ajudando a reduzir dores e acelerar a recuperação.
- Limão: por ser rica em vitamina C, a fruta fortalece o sistema imunológico.
- Mel: é antimicrobiano, acalma a garganta e suaviza a tosse.
“Juntos, os ingredientes promovem alívio dos sintomas da gripe, ajudam a controlar a febre leve e favorecem a expulsão do muco”, salienta a médica, que também atua como professora acadêmica. A especialista acrescenta quanto à bebida contribuir para a melhora de outros quadros de saúde. “Esse chá é benéfico para além da gripe”, frisa.
Elodia menciona que o chá pode ser “um aliado na digestão, no alívio de náuseas, no fortalecimento da imunidade e na melhora da circulação“. “O gengibre, por exemplo, é usado em quadros de enjoos e para dores articulares. O limão ajuda a equilibrar o pH do corpo e tem efeito detox”, lista.

Modo de preparo do chá
- Ferva uma xícara de água.
- Em seguida, adicione uma ou duas rodelas de gengibre fresco.
- Deixe ferver por cinco minutos.
- Desligue o fogo e coloque o suco de meio limão.
A médica aconselha tomar a bebida à base de gengibre, mel e limão enquanto estiver morna e, no máximo, duas a três vezes ao dia. “Outros chás, como o de hortelã ou alho, também são eficazes [para gripe]”, complementa a especialista em nutrologia, adequação nutricional e manutenção da homeostase endócrina.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.