Médica explica por que o cabelo de algumas pessoas cresce mais rápido
Karla Lessa lista o que afeta o crescimento dos fios. A médica faz recomendações para contribuir com o aumento do cabelo
atualizado
Compartilhar notícia

Enquanto algumas pessoas têm cabelos que crescem em um e de mágica, outras lamentam ter madeixas que demoram uma “eternidade” para aumentar poucos centímetros. Caso já tenha questionado o motivo pelo qual suas madeixas demoram a esticar, a coluna Claudia Meireles correu atrás de respostas, ou melhor, recorreu à expertise da médica Karla Lessa.
Um dos nomes à frente do Instituto Lessa, em Vitória (ES), Karla é responsável por cuidar da pele de Gretchen. Segundo a expert, quem sofre por não ver as madeixas chegarem em um determinado tamanho deve ficar em alerta, pois há uma combinação de fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais que impedem o fio de aumentar. “A genética define a taxa de crescimento e a espessura do cabelo”, explica.

A médica menciona sobre a alteração em hormônios como testosterona e estrogênio afetar o crescimento capilar, o mesmo vale para o estresse, condição que também pode levar à queda de cabelo. Karla ressalta a respeito da falta de alguns nutrientes no organismo prejudicarem a estrutura do fio e, consequentemente, dificultam o alongamento das madeixas.
“Nutrientes, como proteínas, vitaminas (especialmente biotina e vitamina D) e minerais (ferro e zinco) são essenciais para o desenvolvimento saudável do cabelo”, lista a expert. Ela afirma que, com o ar da idade, o crescimento das madeixas tende a diminuir. A saúde do couro cabeludo é mais um fator abordado pela especialista. “Doenças, a exemplo da dermatite seborreica, atrapalham o aumento dos fios”, frisa.

Shampoo e condicionador
Ao ficar diante de uma prateleira com uma variedade de shampoos e condicionadores, é comum se deparar com embalagens de fórmulas que propõem ajudar as madeixas a crescerem. Entretanto, Karla Lessa sustenta que os dois produtos capilares “não têm efeito direto sobre a velocidade de crescimento dos fios”. Ela acrescenta: “Mas podem influenciar indiretamente a saúde do couro cabeludo e do cabelo”.
A médica enfatiza que produtos para manter o couro cabeludo limpo e saudável tendem a prevenir problemas capazes de atrapalhar o crescimento, como inflamações e infecções locais. Conforme esclarece a especialista, aplicar condicionador no fio pode evitar o surgimento de pontas duplas e queda capilar, afinal, a fórmula visa “fechar as cutículas do cabelo”.

Crescer mais rápido
Caso esteja à procura de produtos que auxiliem o cabelo a se desenvolver mais rápido, a expert recomenda utilizar itens com determinados ativos. Ela cita como exemplo o minoxidil, que engrossa o fio e acelera o crescimento das madeixas. Karla faz uma orientação quanto à aplicação da fórmula: “É claro que existem contraindicações ao uso dessa substância, inclusive deve ser receitada pelo seu médico”.
A especialista elucida a respeito dos suplementos à base de vitamina D, biotina, zinco e outras vitaminas e minerais serem benéficos para o cabelo, principalmente se esses nutrientes estiverem em falta no organismo. “No entanto, é sempre recomendado que o paciente consulte um médico antes de iniciar o uso de qualquer produto ou suplemento, pois existem doenças que podem causar a queda capilar”, sugere.

De acordo com Karla Lessa, a alimentação fornece os nutrientes necessários para o crescimento dos fios. “Proteínas são fundamentais, pois o cabelo é composto principalmente por queratina, um tipo de proteína”, exemplifica.
Ela indica consumir também fontes de vitaminas A, C, D, E e do complexo B, como a biotina. Também instrui ingerir alimentos ricos em ferro, zinco e silício, minerais considerados essenciais para a saúde capilar.
“Uma alimentação deficiente em nutrientes tende a levar à queda de cabelo e crescimento lento”, reforça a médica.

Hábitos a serem adotados
Quem almeja que o cabelo cresça em um estalar de dedos precisa “manter uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais”, reitera a especialista. Vale recorrer ao médico para descobrir se há necessidade de suplementar algum nutriente. Mais um conselho dado por Karla envolve se hidratar adequadamente: “A ingestão de água é vital para a saúde capilar”.
A especialista receita cuidar corretamente do couro cabeludo, ou seja, buscar mantê-lo limpo e saudável. “Siga a seguinte ordem: shampoo, máscara e condicionador. Utilize produtos apropriados”, prescreve. A médica propõe evitar tratamentos agressivos se deseja que as madeixas aumentem de tamanho. “Minimize o uso de produtos químicos, como tinturas, alisamentos e ferramentas de calor”, elenca.
Karla insiste que situações estressantes devem ser evitadas. Outra diretriz de Karla Lessa é para avaliar sintomas de condições que causam queda capilar, a exemplo de anemia, alterações na tireoide e doenças autoimunes.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.