body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Médico cita 4 hábitos que ajudam a saúde do coração e a longevidade

O cardiologista Marcelo Bergamo frisa que cuidar da saúde do coração contribui — e muito — com a longevidade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher de cabelos brancos bebendo água
1 de 1 mulher de cabelos brancos bebendo água - Foto: Getty Images

Considerado um dos principais órgãos da “engrenagem” chamada corpo humano, o coração tem como função bombear o sangue pelos vasos sanguíneos e regular a pressão arterial — ou seja, é essencial para a manutenção da vida. Quem deseja chegar ou ultraar os 100 anos deve cuidar do “chefe” do sistema cardiovascular, conforme aconselha o cardiologista Marcelo Bergamo.

De acordo com o médico, os hábitos de vida adotados definem “como está” a saúde de um indivíduo. “Pessoas com orientação do que é ou não saudável, e que sabem escolher bem, são aquelas que permitem ter uma qualidade de vida melhor e mais longeva”, exemplifica.

5 imagens
O coração é um dos principais órgãos do corpo humano
Manter uma alimentação equilibrada ajuda a viver mais
Doenças cardiovasculares é a principal causa de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde
Exercitar a mente contribui para uma vida longa
1 de 5

O médico aponta quatro hábitos que favorecem a saúde do coração e, consequentemente, a longevidade

Luis Alvarez/Getty Images
2 de 5

O coração é um dos principais órgãos do corpo humano

Mi-viri/Getty Images
3 de 5

Manter uma alimentação equilibrada ajuda a viver mais

Alistair Berg/Getty Images
4 de 5

Doenças cardiovasculares é a principal causa de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde

Getty Images
5 de 5

Exercitar a mente contribui para uma vida longa

Ronnie Kaufman/Getty Images

Hábitos

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o especialista elenca quatro hábitos diários, voltados à alimentação, bem-estar e nutrição, que ajudam a cuidar do coração e contribuem com a longevidade.

  • Alimentação: abuse de verduras e legumes. “A fruta deve ser consumida preferencialmente in natura, sem espremer e transformar em sucos”, recomenda o cardiologista.
  • Água: o corpo precisa dessa fonte para funcionar adequadamente. “Para a grande maioria das pessoas que não tem restrição por um problema específico, beba bastante água”, sugere.
  • Pratique atividade física: esteja em movimento. “O corpo foi feito para se mover. Escolha algo que te dá prazer ou o que é possível de ser executado dentro das possibilidades”, instrui o médico.
  • Gerencie bem o estresse do dia a dia: faça algum tipo de exercício físico, hobby ou meditação. “Não deixe que a correria do dia a dia influencie na jornada em busca de uma longevidade saudável”, salienta.

Marcelo Bergamo enfatiza sobre a adoção de hábitos saudáveis — a exemplo de manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física seja qual for, dispor de uma boa noite de sono reparador e controlar o estresse — podem levar o indivíduo a “prosperar na questão da saúde do coração, corpo e mente.”

Foto colorida de mulher e homem com embalagens de suplementos. Eles estão em uma cozinha - Metrópoles
Marcelo Bergamo lista os quatro hábitos que ajuda uma pessoa a prosperar com relação à longevidade

Obesidade

Na avaliação do especialista, entre os principais fatores de risco que atrapalham a longevidade e podem ser evitados com mudanças no estilo de vida, consta a obesidade. Segundo o médico, outras condições são derivadas da doença crônica, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, ácido úrico e gordura no fígado, no caso, a esteatose hepática. Ao rol, ele acrescenta os problemas osteoarticulares, capazes de “comprometer a longevidade saudável.”

“O fato do ser humano buscar se manter dentro dos limites aceitáveis de peso, lembrando que, pelas novas diretrizes, não se aborda somente a balança, mas também a composição corporal (massa magra/gordura), o que já o coloca em uma posição favorável para conquistar uma longevidade saudável e sem restrições”, finaliza o cardiologista.

Foto colorida de homem, idoso e negro, caminhando em uma esteira - Metrópoles
O especialista em saúde do coração bate na tecla sobre a importância da prática de atividade física

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?