body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Médico explica os 3 possíveis riscos do consumo da ora-pro-nóbis

O cardiologista e clínico geral Vinícius Carlesso explica se há perigo em consumir a ora-pro-nóbis. Confira os esclarecimentos!

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de folhas da ora-pro-nóbis - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de folhas da ora-pro-nóbis - Metrópoles - Foto: Getty Images

Rica em fibras, proteínas e vitaminas, a ora-pro-nóbis dispõe de propriedades que beneficiam a imunidade; controla os níveis de colesterol; contribui para a perda de peso; e ajuda na prevenção até da anemia. Por oferecer tantas vantagens, há quem pense em consumir a planta várias vezes ao dia, do café da manhã ao almoço.

De acordo com o cardiologista Vinícius Carlesso, o “consumo excessivo da ora-pro-nóbis pode causar desconforto gastrointestinal, como gases, diarreia e distensão abdominal”. Ao tomar conhecimento desses efeitos decorrentes do alimento, a coluna Claudia Meireles perguntou ao médico se existem riscos ao ingerir a planta.

4 imagens
A planta é rica em fibras, proteínas e vitaminas
Ora-pro-nóbis ingerida entre as refeições pode auxiliar na saciedade e no aporte nutricional
A ora-pro-nóbis é utilizada na dieta por seu alto valor proteico
1 de 4

A ora-pro-nóbis oferece benefícios para a saúde

Getty Images
2 de 4

A planta é rica em fibras, proteínas e vitaminas

GettyImages
3 de 4

Ora-pro-nóbis ingerida entre as refeições pode auxiliar na saciedade e no aporte nutricional

Getty Images
4 de 4

A ora-pro-nóbis é utilizada na dieta por seu alto valor proteico

Getty Images

1. Contraindicações

Na avaliação do cardiologista e clínico geral, a ora-pro-nóbis é “geralmente segura”. Mas o grupo das pessoas que a ingestão da planta não é recomendada integra quem tem histórico de cálculos renais em função do conteúdo de oxalatos.

“O excesso de oxalatos presentes na planta pode prejudicar a absorção de minerais, como cálcio e ferro, aumentando o risco de formação de cálculos renais em indivíduos predispostos”, justifica.

Conforme o especialista esclarece, indivíduos com condições intestinais inflamatórias ou sensibilidade a fibras insolúveis devem consumir o alimento com moderação como forma de evitar irritação no trato intestinal.

2. Reações alérgicas

Embora seja raro, algumas pessoas podem ser alérgicas à ora-pro-nóbis. Segundo o médico, os sintomas incluem coceira; vermelhidão na pele; inchaço nos lábios ou língua; dificuldade para respirar; e, em casos graves, anafilaxia.

“Caso qualquer sintoma de alergia seja identificado, o consumo deve ser suspenso imediatamente, e um médico deve ser consultado”, orienta Vinícius Carlesso.

Foto colorida de folhas da ora-pro-nóbis - Metrópoles
O médico comenta sobre as possíveis reações alérgicas resultantes do consumo da ora-pro-nóbis

3. Reações medicamentosas

Como tem alto teor de fibras, a planta tende a interferir na absorção de determinados medicamentos. O cardiologista cita os suplementos de ferro, cálcio e zinco, além de fórmulas que exigem absorção intestinal específica, como o levotiroxina e alguns antibióticos.

“É recomendável consumi-la em horários diferentes (pelo menos, com duas horas de intervalo) desses medicamentos para evitar interação”, sugere o especialista. Ele aconselha consultar um médico ou farmacêutico antes de introduzir novos alimentos na dieta durante tratamentos medicamentosos.

Folhas de ora-pro-nóbis
As folhas de ora-pro-nóbis são ricas em fibras

Dicas de higienização da ora-pro-nóbis

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?