Nutri diz que ordem de consumo dos alimentos impacta o emagrecimento
De acordo com nutricionista, a ordem de consumir cada grupo alimentar na refeição pode impulsionar o metabolismo e ajudar no emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia

A combinação de dieta com exercícios físicos costuma ser a chave para o emagrecimento. Apesar disso, algumas mudanças na rotina impactam o metabolismo e ajudam a regular o apetite — por conta disso, também podem ser adotadas para alcançar a perda de peso, como a ordem de consumir cada grupo alimentar na refeição.
De acordo com a nutricionista Elaine Klein, a sequência de ingestão dos alimentos impulsiona ou retarda a redução das medidas por influenciar diretamente na digestão, na saciedade e nos níveis de glicose no sangue. “Essa estratégia é especialmente relevante para pessoas com resistência à insulina, diabetes ou que desejam gerenciar a fome e manter um peso saudável”, afirma.
Sequência indicada para consumir cada grupo alimentar
Fibras

A nutricionista Elaine Klein recomenda iniciar as refeições com alimentos ricos em fibras, como vegetais, folhas e legumes. “As fibras formam uma espécie de barreira no estômago, retardando a absorção dos carboidratos e evitando picos glicêmicos”, diz a especialista em dietas. “As fibras desaceleram a digestão e ajudam a controlar o apetite”, acrescenta Elaine Klein.
Proteínas e gorduras boas

Em seguida, deve-se ingerir proteínas e gorduras boas. Segundo a nutricionista, carnes magras, ovos, peixes, azeite, abacate, castanhas e outros alimentos dessas categorias são cruciais para evitar quedas bruscas de energia.
Eles ainda prolongam a sensação de saciedade, reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos e, consequentemente, impulsionam o emagrecimento.
Carboidratos

Por fim, chega a vez dos carboidratos. Para manter um equilíbrio saudável na dieta, além de deixar o grupo para o final da refeição, também é importante dar preferência a carboidratos complexos, como batata-doce, arroz integral e quinoa.
Embora a organização dos alimentos seja uma ferramenta simples e eficaz para melhorar a resposta do organismo para a perda de peso, Elaine Klein destaca que a quantidade da alimentação sempre será o fator mais importante.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram