body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba como identificar os principais sintomas da crise de ansiedade

A psicóloga Luísa Rodrigues listou os principais sinais de uma crise de ansiedade e as melhores formas de istrá-la

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Saiba os sinais de uma crise de ansiedade
1 de 1 Saiba os sinais de uma crise de ansiedade - Foto: Getty Images

A ansiedade é um problema de saúde mental que atinge milhares de pessoas no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país lidera o ranking mundial, com cerca de 19 milhões de indivíduos enfrentando essa condição.

Segundo a psicóloga clínica Luísa Rodrigues, embora a ansiedade seja uma resposta natural em situações adversas, ela se torna patológica quando a tentativa de “controlar o incontrolável” se transforma em algo recorrente, impactando o dia a dia dos indivíduos.

Foto colorida - mulher negra silenciada
O medo e a insegurança são dois sentimentos que estão por trás da ansiedade

Para a especialista, o medo e a insegurança são dois sentimentos que estão por trás da ansiedade, alimentando um ciclo de preocupação e tensão.

“Quando nos deparamos com o que não conseguimos prever, ficamos ansiosos porque não sabemos como lidar com a falta de controle. A pandemia da Covid-19, por exemplo, foi um evento que mostrou como somos vulneráveis e não controlamos nada ao nosso redor”, revela Luísa Rodrigues.

Saiba como identificar os sintomas de ansiedade

Se por um lado precisamos desapegar da tentativa de controle, a especialista reflete que um dos principais os para se manter calmo diante dos problemas cotidianos é compreender os sintomas da ansiedade. Embora cada pessoa sinta de formas diferentes, Luísa revela que é possível mapear alguns sintomas comuns. Confira!

1. Pensamentos catastróficos e excessivos

De acordo com Luísa Rodrigues, um dos sinais comuns de que alguém está enfrentando uma crise de ansiedade é pensar frequentemente em cenários negativos, em que existe uma preocupação de que o pior sempre está prestes a acontecer.

2. Sensação de agitação constante

Outra forma de identificar que está ando por uma crise é percebendo uma inquietação interna que impede o relaxamento. Para Luísa, essa agitação constante também pode comprometer a capacidade de concentração e foco.

3. Sintomas físicos

Ainda de acordo com a especialista, os sintomas emocionais da ansiedade também apresentam reações físicas como palpitações, dores de cabeça, suor nas mãos e pés. “A insônia também é um sintoma muito presente, já que a mente fica hiperativa, dificultando o momento de relaxamento na hora de dormir”, complementa Luísa Rodrigues.

Impactos no dia a dia

Homem com sobrecarga mental
O sintomas da ansiedade atrapalham outras esferas da vida

O estado constante de alerta e a tentativa de se manter no controle de tudo é um problema que acaba se estendendo para outras esferas da vida. De acordo com Luísa, essa sobrecarga de sentimentos também pode ter um impacto negativo nos relacionamentos interpessoais e até no trabalho.

“Pessoas ansiosas têm dificuldade de confiar nos outros, vivem com medo de que algo ruim aconteça. Isso prejudica laços afetivos e pode tornar as interações nos ambientes mais tensas”, reflete.

No âmbito profissional, a ansiedade gera uma constante sensação de urgência. “É a ideia de que, se as coisas não saírem exatamente como planejado, algo ruim vai acontecer. Essa pressão interna compromete o bem-estar e a produtividade”, reforça Luísa Rodrigues.

Como lidar com a ansiedade?

Psicóloga Conselheira não binária consolando aluna cobrindo o rosto com a mão na secretaria da escola
Ajuda profissional é fundamental para a solução do sofrimento psíquico

Para a expert, a melhor aliada para o tratamento da ansiedade é o acompanhamento psicoterápico. “O primeiro o é aprender a lidar com a nossa impotência, sempre entendendo que estamos fazendo a nossa parte. Essa é a minha forma de lidar com aquilo que eu não controlo. E claro, a terapia é sempre indicada para orientar os pacientes nesse caminho”, comenta.

Em casos mais graves, como crises frequentes ou síndrome do pânico, Luísa reflete sobre a necessidade da terapia aliada a consultas com psiquiatra, para que seja avaliada a necessidade de outras intervenções.

Técnicas para aliviar os sintomas

Mulher sentada no sofá de olhos fechados praticando exercícios de respiração ou meditação - Metróples
Praticar técnicas de respiração pode aliviar os sintomas da ansiedade

Pensando em meios mais práticos para aliviar na hora que a crise se agrava, Luísa indica técnicas de respiração, que podem ajudar a desacelerar o corpo e a mente. A especialista recomenda sete os para conseguir se manter no “Aqui e Agora”.

1. Feche os olhos e sente-se confortavelmente;

2. Coloque os pés no chão e foque na respiração;

3. Inspire contando até três;

4. Expire lentamente, também contando até três;

5. Repita o ciclo três vezes;

6. Concentre-se nos sons ao redor enquanto mantém os olhos fechados;

7. Abra os olhos lentamente, percebendo como os sintomas diminuem.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?