Veja quais são as melhores atividades físicas para quem tem mais de 50
Personal trainer indica as melhores opções de atividades físicas para aqueles que aram dos 50 anos e querem abandonar o sedentarismo
atualizado
Compartilhar notícia

A prática regular de atividade física é essencial para manter a saúde e a qualidade de vida, especialmente após os 50 anos. No entanto, apesar de ser extremamente importante redobrar os cuidados com o corpo com a chegada da idade, é necessário ter atenção na hora de iniciar uma rotina de exercícios e escolher treinos adequados.
De acordo com o personal trainer Lincoln Cavalcante, a prática de atividades físicas para pessoas com mais de 50 anos deve incluir exercícios de musculação. Além disso, o profissional indica treinos aeróbicos, como caminhada, corrida, natação, luta, ciclismo, dança e outras.
“Nessas modalidades, irão ser trabalhados os sistemas neuromuscular, cardiovascular e metabólico, importantes para essa faixa etária”, destaca Lincoln Cavalcante.
Frequência de treino após os 50 anos
Para manter a saúde do corpo, o personal indica a prática de 30 minutos de aeróbico cinco vezes na semana. O treino de musculação, com duração de 20 a 45 minutos, deve ser feito duas vezes por semana.
Lincoln Cavalcante ainda destaca a importância de exercícios de equilíbrio e flexibilidade na rotina de atividades físicas, como alongamentos e yoga. Segundo ele, a prática deve durar de 20 a 30 minutos duas vezes na semana.
Atividades não recomendadas após os 50 anos
Enquanto alguns exercícios são ideais para a faixa etária, outros não são recomendados ou devem ser feitos com muita cautela, principalmente para pessoas sem histórico de atleta ou com problemas de saúde – como hipertensão, artrose, osteoporose ou problemas cardíacos.
Entre as opções não indicadas, estão as de alto impacto repetitivo, a exemplo de corridas intensas, saltos, boxe e crossfit. “Aumenta os riscos de lesões em articulações, tendões e coluna, principalmente em pessoas sedentárias ou com desgaste articular”, afirma Lincoln.
Além disso, o personal trainer não recomenda esportes de contato intenso, futebol competitivo, lutas e basquete, pois podem ocasionar quedas, traumas, entorses e fraturas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram