body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Juíza diz que Temer tumultuou processo e condena empresa do Rei do Gás

Magistrada considerou como litigância de má-fé petição do ex-presidente, que atua como advogado da empresa comandada por Carlos Suarez

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cigás
Cigas
1 de 1 Cigas - Foto: Cigás

A Justiça Federal condenou a Cigás, empresa de Carlos Suarez — fundador da empreiteira OAS e conhecido como “Rei do gás” –, por atrapalhar, intencionalmente, o andamento de processo envolvendo a Amazonas Energia.

O documento que deu origem à condenação é assinado pelo ex-presidente da República Michel Temer, que atua como advogado da Cigás. Em petição assinada por Temer, a empresa do Rei do Gás afirmou que não havia sido “regularmente intimada” de uma decisão que negou a entrada da empresa na ação judicial.

Na decisão, no entanto, a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe considerou a alegação falsa e apontou que a Cigás foi, sim, intimada no prazo e que a empresa apresentou embargo fora do prazo legal de cinco dias úteis.

“Desta feita, especialmente em razão de a Cigás haver faltado com a verdade ao afirmar não ter sido intimada regularmente acerca de decisão judicial, tentando induzir este Juízo em erro, condeno-a ao pagamento de multa por litigância de má-fé”, afirma a magistrada na decisão.

Por conta da litigância de má-fé (nome jurídico da prática), a Cigás terá que pagar multa de R$ 4,5 milhões, que corresponde à 1% do valor da causa. A cobrança pode recair sobre os contribuintes do estado do Amazonas, já que o estado é dono de 17% do capital da Cigás.

O Rei do Gás controla 83% das ações da empresa e a briga judicial começou após a Cigás perder processo competitivo realizado pela Eletrobras para a venda de usinas movidas a gás natural.

Quem venceu a disputa foi a Âmbar Energia, do grupo J&F. A oferta foi de R$ 4,7 bilhões. Desde então, a Cigás questiona a negociação alegando que teria direito a analisar os novos contratos de energia das usinas adquiridas pela Âmbar antes da concretização da transação, por ser a distribuidora de gás do estado do Amazonas, onde fica a grande maioria das usinas vendidas pela Eletrobras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?