body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rumble: de quem é a empresa que processou e desafiou Moraes?

Com sede no Canadá, plataforma se apresenta como alternativa ao YouTube e recebeu financiamento do vice de Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida mostra Chris Pavlovski, ceo da rumble - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Chris Pavlovski, ceo da rumble - Metrópoles - Foto: Reprodução

A empresa Rumble virou notícia ao desafiar e processar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de desconhecida de muita gente, a plataforma é muito utilizada por grupos conservadores, principalmente nos Estados Unidos (EUA).

Não à toa, a Rumble declarou publicamente, nesta quarta-feira (19/2), que não cumprirá as ordens do magistrado brasileiro logo após entrar com processo contra Moraes, ao lado do grupo empresarial Trump Media & Technology Group (TMTG), do qual o presidente Donald Trump é sócio majoritário.

No Brasil, a plataforma atraiu personalidades como Monark, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos, que migraram para a rede social após Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar o bloqueio de perfis. O Rumble chegou a ser desativado no Brasil, em dezembro de 2023, e só voltou em fevereiro deste ano.

Quem é o dono?

O Rumble foi fundado em 2013 pelo empresário canadense Chris Pavlovski (foto em destaque). Nas redes sociais, ele constantemente defende a liberdade de expressão. Recentemente, publicou no X que “insultar alguém não é crime”.

Desde o início, o Rumble se apresenta como uma rede social mais permissiva. A plataforma afirma não usar algoritmos para filtrar e suprimir conteúdos. Por conta disso, ganhou maior adesão em 2020, durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Na Nasdaq desde 2021, a empresa recebeu financiamento de US$ 500 milhões da Narya Capital, empresa de capital de risco fundada pelo atual vice-presidente dos EUA, J.D Vance.

Processo contra Moraes

Na ação, apresentada nesta quarta-feira (19/2), em um tribunal federal em Tampa, no Estado da Flórida, o Rumble e a TMTG acusam Moraes de infringir a Constituição americana por ter ordenado que o Rumble bloqueasse contas de personalidades brasileiras baseadas em território americano, como o ex-colunista da Jovem Pan, Paulo Figueiredo.

A ação também cita o bloqueio do X, antigo Twitter, em 2024 e afirma que “desde 2022, o ministro Moraes teria ordenado a suspensão de quase 150 contas, visando críticos do atual presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva, incluindo legisladores conservadores, jornalistas, juristas e até músicos”.

O processo foi protocolado logo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?