body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba os cinco principais “vilões” que levam à obesidade canina

Ofertar uma dieta desequilibrada aos animais de estimação é um dos fatores que levam à obesidade, mas não é o único; veterinária explica

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de cachorro obeso deitado no sofá
1 de 1 Imagem colorida de cachorro obeso deitado no sofá - Foto: Getty Images

Uma das condições de saúde que mais afetam os pets atualmente é a obesidade. A condição pode causar diversas complicações nos cães, a exemplo de diabetes, problemas articulares, doenças cardíacas e redução da expectativa de vida.

5 imagens
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
1 de 5

O pet traz alegria ao lar

Freepik
2 de 5

Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde

Lum3n/ Pezels
3 de 5

Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor

Reprodução/Alto Astral
4 de 5

A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães

Reprodução/GettyImages
5 de 5

É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais

Reprodução/ Freepik

 

Apesar de a alimentação inadequada ser um forte motivo do desenvolvimento da doença, esse fator não está isolado.

De acordo com a veterinária e nutróloga Juliana Mesquita, esses são os cinco maiores “vilões” que podem levar os cachorros a desenvolver obesidade:

  • Alimentação errada: o excesso de petiscos e a ração dada deliberadamente é a principal causa,  principalmente quando o tutor não leva em consideração o porte, idade e nível de atividade do pet.
  • Idade do animal: com o ar dos anos, o metabolismo dos pets vai desacelerando, o que acarreta o ganho de peso (ou emagrecimento). “É importante fazer um manejo nutricional equilibrado e supervisionado por um profissional qualificado”, sugere a veterinária.
  • Distúrbios comportamentais, ambientais e metabólicos: o estresse e a ansiedade, decorrentes da falta de rotina e sedentarismo geran distúrbios de comportamento nos pets. Isso pode levá-los ao consumo exagerado de comida, pois os cães podem encontrar conforto no alimento.
  • Caráter genético: algumas raças são mais predispostas ao ganho de peso, cabendo assim medidas preventivas para se evitar esse ganho, com eios e brincadeiras que façam o pet se movimentar e gastar as calorias necessárias à manutenção do peso ideal.
  • Castração: é possível que os cães ganhem peso após a castração, pois ela pode aumentar as chances de obesidade. Deve-se, portanto, tomar medidas nutricionais preventivas logo após o procedimento, a exemplo de ajustes da ração e da quantidade a ser ofertada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?