Chuva causa estragos na Sala Martins Pena, recém-reformada; veja vídeo
Tubulação antiga da caixa-d’água, que fica na cobertura do Teatro Nacional, rompeu em razão do grande acúmulo de água provocado pela chuva
atualizado
Compartilhar notícia

O tablado da Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, ficou alagado após o temporal que atingiu o Distrito Federal na última terça-feira (25/3). Um vídeo a que o Metrópoles teve o flagra diversas goteiras no local e o palco encharcado durante a chuva. O espaço ficou fechado por quase 11 anos e foi reinaugurado em dezembro do ano ado.
O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, disse ao Metrópoles que a tubulação antiga da caixa-d’água, que fica na cobertura do Teatro Nacional, rompeu em razão do grande acúmulo de água provocado pela chuva. Leite afirmou que essa parte do monumento ainda não ou por obras e, portanto, não integrou a reforma da Sala Martins Pena.
“O reparo foi realizado poucas horas depois, na manhã seguinte, e a Sala Martins Pena voltou a operar normalmente, inclusive com espetáculo. Há um funcionário de plantão para atuar caso haja qualquer outro problema”, informou.
Leite afirmou, também, que já está em andamento a licitação para a reforma do restante do Teatro Nacional, incluindo a tubulação e a Sala Villa Lobos. “Já estamos analisando as propostas e vamos divulgar o resultado nos próximos dias”, disse.
Vídeo mostra o estrago
Nas imagens, é possível ver que o tablado de madeira, onde os artistas se apresentam, estava bastante molhado. Na intenção de evitar que a madeira do local fosse ainda mais prejudicada, baldes foram espalhados pelo espaço, mas os recipientes não foram suficientes para conter a água.
Veja:
Após a gravação, o deputado distrital Gabriel Magno (PT) enviou à Secretaria de Cultura do Distrito Federal ofício no qual questiona quais foram as garantias oferecidas pela empresa que executou a obra, bem como solicita esclarecimentos sobre outras providências possíveis para solucionar o problema.
O que aconteceu:
- Na terça-feira (25/3), uma chuva intensa atingiu o Distrito Federal, alagando ruas e provocando estragos.
- Um dos pontos atingidos foi a Sala Martins Pena, no Teatro Nacional.
- Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra diversas goteiras e baldes espalhados pelo tablado.
- Apesar da tentativa, os recipientes não foram suficientes para conter a enxurrada.
“Recebemos vídeos denunciando a ocorrência de diversas goteiras sobre o palco da referida sala. Tal ocorrência é particularmente preocupante em razão de a obra ter sido entregue há pouquíssimo tempo”, apontou o distrital.
O parlamentar também requisitou dados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em relação à viabilidade de medidas para resolver o cenário no espaço cultural. O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, mas não houve posicionamento da pasta até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto e o texto será atualizado tão logo as manifestações oficiais sejam emitidas.